About Me

The 69 Eyes - "Devils" Review



Pode não parecer, mas os The 69 Eyes já vão a caminho dos trinta anos de carreira. É obra. A banda finlandesa, só começou a despertar a atenção dos fãs de rock/metal gótico, com o álbum de 1999, "Wasting The Dawn", na altura já o quarto trabalho - ao qual não estará também alheio o sucesso dos HIM com o seu segundo álbum. A partir daí, e apesar do declínio comercial do estilo, a banda conseguiu conquistar uma boa base de seguidores entre as hostes metaleiras. Este "Devils" é já o sétimo álbum da banda e apanha essa fase final do declinio do metal gótico, embora do lado da inspiração da banda não se possa sentir que houvesse qualquer falta de inspiração. Antes pelo contrário.

Aquilo que separa os The 69 Eyes de toda a sua concorrência é o seu lado mais roqueiro estar equilibrado com a sua faceta romântica - que admitamos, foi o grande responsável pelo sucesso deste tipo de som. E neste álbum, há nitidamente um aumento da parte mais rock/metal, o que do nosso ponto de vista, é muito bem vindo. O tema-título, "Lost Boys", "Feel Berlin" e "From Dusk Till Dawn" (uma das faixas bónus) são bons exemplos desse incremento de peso, embora a parte mais melódica e gótica esteja sempre presente. Outra característica deste álbum é uma certa ambiência atmosférica e cinematográfica - como a "Sister Of Charity".

No que diz respeito à discografia da banda, este é um daqueles que é obrigatório/aconselhável conhecer para quem estiver interessado, sendo que se tratou de um dos seus melhores álbuns. Uma característica destas reedições é trazer faixas bónus, três por cada lançamento. Certamento não serão três faixas bónus que farão o fã que já tem este álbum há pelo menos dez anos fazer gastar mais dinheiro - a não ser que seja mesmo um fã fanático. No entanto, para quem, por qualquer motivo, ainda não tiver este na sua colecção, agora é a altura certa. Metal gótico de altíssima qualidade, a passar no teste do tempo com louvor.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira