About Me

We Butter The Bread With Butter - "Wieder Geil" Review



Podemos dizer o que quisermos acerca do preconceito mas a verdade é que por vezes ele mostra-se inevitável, ainda que possa ser potencialmente injusto. É o que se passa com este álbum. Quando temos uma banda que se chama We Butter The Bread With Butter, pensamos “aí vem coisa temível para os nossos ouvidos”. Com o título em alemão, pensamos (e acrescentamos) “aí vem coisa temível para os nossos ouvidos e que apenas fará sentido para os alemães”. Com a capa totalmente idiota, pensamos (e lamentamos) “se o que vem aí fizer tão mal aos ouvidos como à vista, além de ficar cego, fico surdo”. O potencial para a desgraça é claramente vasto e ainda nem sequer começámos a ouvir o quer que seja.

Depois de ouvirmos a primeira faixa, “Ich Mach Was Mit Medien”, o preconceito dá lugar a certezas com razão de ser e ainda acrescenta mais umas achas na fogueira: metalcore com toques electrónicos. Poderia haver mais algo neste álbum que pudesse irritar ainda mais quem não começou a ouvir metal através de bandas como Bullet For My Valentine ou Linkin Park?  – a contradição desta afirmação é propositada. Existem aqui refrões infecciosos como é óbvio e até se consegue cantarolar (mais que não seja mentalmente) a “Exorzist” e “Berlin, Berlin!”, mas o grande problema é que soa tudo ao mesmo. E chega-se a esta conclusão mal começamos a ouvir a já referida primeira faixa “Ich Mach Was Mit Medien”, o que coloca a coisa noutra dimensão.

O problema do álbum não é apresentar um conjunto de músicas iguais entre si – que apresenta – e sim apresentar um álbum que é igual ao piorzinho que a música moderna pesada apresentou nos últimos anos. Temos bons refrões, sem dúvida, mas o que esta gente tem que perceber, é que não basta ter boas melodias, bonitinhas, para refrão. Para isso já temos música pop rasteira (e cada vez mais rasteira) todos os dias a querer-nos assaltar os ouvidos aonde quer que se vá. É necessário conteúdo, é necessária criatividade, é necessária mais manteiga. Os amigos alemães metem manteiga no pão mas não o fazem como deve de ser.


Nota: 4/10

Review por Fernando Ferreira