About Me

Hibria - "Hibria" Review


Os Hibria chegam ao quinto álbum – sexto se contarmos com a regravação da estreia “Defying The Rules” como efeitos de colaboração do décimo aniversário do trabalho. E quem são os Hibria, poderão perguntar imbuídos de um espírito de ignorância que é perfeitamente justificável pelas artes ninja que a carreira da banda assumiu até os dias de hoje? Os Hibria são uma banda brasileira de heavy/power/thrash metal de extremo bom gosto. De tal forma que até parece mentira como é que este colosso do som sagrado conseguiu passar despercebido deste 2004, ano em que foi lançada a já mencionada estreia? Parece mentira mas é verdade, mas não interessa o passado, estamos aqui agora e este álbum auto-intitulado é uma bomba metal de todo o tamanho.

Com uma nova editora por trás, a banda surge com um fulgor impressionante, conseguindo ao mesmo tempo soar moderna e clássica, cumprir com os lugares comuns expectáveis para o género e ao mesmo tempo apresentar alguns elementos inesperados como os instrumentos de sopro que surgem de vez em quando (a faixa de abertura “Pain” e a “Ashamed” são bons exemplos). Seria fácil destacar a voz de Iuri Samson, ou o trabalho de guitarras de Abel Camargo e de Renato Osório, ou ainda a exuberância do baixo de Benhur Lima ou a solidez da bateria de Eduardo Baldo mas o ponto que impressiona mesmo é a forma em como se tem dez faixas de qualidade bem acima da média.

Um álbum bem empolgante, cheio de dinâmicas que permitem que se volte a ele sem se cansar e com gosto acrescido. Seja por ter uma produção moderna, seja por remeter para um som clássico dos melhores momentos dos Impellitteri e Extreme. Exuberante, poderoso mas sobretudo divertido, este é um álbum que tem tudo para esmagar toda a concorrência. Se não será a melhor coisa a sair do Brasil dentro deste género nos últimos anos, deve andar bem lá perto. Absolutamente recomendadíssimo.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira