About Me

Reportagem: Witchthroat Serpent e My Master The Sun @ Sabotage Club, Lisboa - 24/06/2015


O dia 24 de Junho foi um dia em grande para a Amazing Events, com dois grandes eventos com a mão da promotora, a decorrer pela capital lusa. Ao mesmo tempo que Snot tocava no RCA Club, os Witchthroat Serpent brindavam o Sabotage Club com a “Psychonaut Tour”, uma tour ibérica com os franceses a fazerem-se acompanhar dos espanhóis 1886 e com a presença nesta noite dos portugueses My Master The Sun.

E foram os lusos os primeiros a pisar o palco para uma audiência já minimamente composta, contemplando os presentes com a sua mistura original de Rock pesado “Sludgiano” com laivos raivosos na nossa língua materna a fazer lembrar Mão Morta. Em cerca de 30 minutos de actuação, mastigaram com atitude o disco homónimo de estreia.  “Deixa a Morte Chegar” como ponto alto, onde se viveu uma viagem com Ricardo Falé a narrar o que nos deixa conformados e a quebrar esse mesmo espírito com explosões correspondidas pelo cabelo esvoaçante dos presentes. Com “Pó” deixaram o palco com debaixo de uma merecida salva de palmas.

Seguiu-se então uma autêntica viagem na máquina do tempo, não a um ano tão distante como 1886, mas à legacia psicadélica que os grandiosos 70 deixaram no mundo da música. O quarteto catalão, com o disco “Before the Fog Covers the Mount” e com o EP homónimo de estreia como bagagem, bailaram pelo seu reportório, dando a oportunidade para o pézinho dançante das pessoas mais mexidas. No entanto, estes nunca esqueceram a vertente mais pesada e carregada das suas composições, contrabalançando bem com o psicadelismo envolvente destas. Ora se dançava, ora se cabeceava o ar, ora se fechava os olhos para o embalo da viagem temporal. 

Quando estes últimos se abriam, deliciavam-se com o espetáculo técnico de todos os seus componentes, que era realmente de se lhe tirar a vista, principalmente, a graça com que os dedos de Marc Fábregas, fintavam (ha!) por entre as grossas cordas do seu instrumento, que parecia quase um contrabaixo. Depois da visita recente que fizeram a Lisboa no Sound Bay Fest e onde se destacaram como uma revelação, estes meninos vieram agora confirmar o apreço que a capital lusa vai ter por tê-los de volta noutra estadia.

Para finalizar esta noite veio então a hipnose! Ainda fresquinhos da estadia no grande Hellfest os franceses vieram estrear o seu homónimo álbum de estreia e desta vez, fecharam-se os olhos de vez. Acompanhado pela voz esquizofrénica típica de um bom Sludge/Doom do também guitarrista.


Texto por Bruno Farinha
Fotografias por Ana Carvalho
Agradecimentos: Amazing Events