About Me

Russkaja - "Peace, Love & Russian Roll" Review


Estais sentados? Confortavelmente? Óptimo. A lição de hoje é sobre polka metal. Exacto. Polka metal. Quem nos vai dar essa lição são os aústriacoss Russkaja.  O conceito poderá soar tão estranho e indigesto como a própria música nas primeiras audições, mas como para superficial e juízes das coisas pelas primeiras impressões já basta a sociedade onde vivemos, vamos mergulhar fundo neste “Peace, Love & Russian Roll”. “Rock’n’Roll Today”, o primeiro tema deste álbum põe a nu logo o espírito da banda. Diversão. Basicamente é isto.

É impossível não se pensar na banda do Kusturica conforme se ouve algumas músicas, algumas delas tendo muito pouco de metal, como a “Hometown Polka”, a “There Was A Time” e a “El Pueblo Unido”, apenas para destacar as que nos surgem em primeira mão. Portanto, temos polka, temos ska (muito, muito ska) umas pitadas de rock aqui e ali, mas de metal propriamente dito, não há muito. Mas é um título sonante, polka metal, por isso vamos mantê-lo. Agora a questão que se impõe é, independentemente do género, a música é boa ou não?

É.

No entanto é perfeitamente compreensível que muitos dos fãs de heavy metal, mesmo do mais melódico, não consigam absorver este álbum logo à primeira (ou até à segunda e terceira). O que é certo é que a qualidade abunda por aqui e não é difícil ser-se contagiado pelo espírito bem positivo que este álbum tem. Podendo correr o risco de ser aquele tipo de álbum que se esgota demasiado depressa, “Peace, Love & Russian Roll” é uma agradável surpresa e, até certo ponto, uma lufada de ar fresco.


Nota: 6.9/10

Review por Fernando Ferreira