About Me

The Cairo Gang - "Goes Missing" Review


Ao ouvir este álbum fica-se com a sensação de que os Beatles estão de volta. Não bem, mas é sempre bom começar uma missiva polémica, seja ela qual seja, para chamar atenção. Agora que já estão todos mais focados, vamos lá a explicar. Os The Cairo Goes Missing não se trata de uma cópia dos The Beatles, mas sem dúvida que nos fazem lembrar toda uma geração de músicos e toda uma época de música, principalmente na década de sessenta. As melodias que andam por aqui a pontapé apontam todas nessa direcção. Será isso mau?

Depende.

Para quem seja nostálgico e aprecie um pouco das origens do rock poderá facilmente apreciar o paralelismo entre o que se ouve aqui e aquilo que bandas como os já mencionados Beatles junto aos Beach Boys, The Mammas And The Pappas, Moody Blues, The Birds (se ouvirmos uma música como “An Angel, A Wizard” ou a “Be What You Are”, parece que estamos de volta à década de sessenta), e depois também temos uma piscadela de olho a coisas mais modernas, mais próximas do rock indie vindo das ilhas britânicas (“Some Other Time” e “The Open Sky”) ou até mesmo uma espécie de Tom Petty and The Heartbreakers sem pilhas (“Gangsters Holding Hands”).

Resumindo, para o comum metaleiro, será necessário ter a mente bem aberta e um gosto abrangente das raízes do nosso estilo amado. Não será o trabalho indicado mas para todos os que gostam dos estilos atrás mencionado, este será um álbum recomendadíssimo. Na hora de avaliar é fácil nos sentirmos divididos, entre aquilo que faz ferver o nosso sangue e aquilo que compreendemos e sabemos ser boa música e este “Goes Missing” é efectivamente um bom trabalho de rock. Nostálgico, melancólico, boa onda e daquele que dificilmente vai ganhar tempo de antena nessas rádios por aí, o que se calhar já quer dizer, por si só, que é bom.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira