About Me

Yes - "Like It Is - At The Mesa Arts Center" Review


Para os que estão já a dizer “mais um?!” ao facto de estarem perante perante este álbum ao vivo dos Yes, quando ainda recentemente falámos aqui do lançamento de “Like It Is – Yes At The Bristol Hippodrome”, onde a banda recriou em palco os álbuns “Going For The One” e “The Yes Album há uma explicação simples. Ora, o que temos aqui é algo muito semelhante, sendo que desta vez, os álbuns escolhidos são dois dos mais clássicos da já longa discografia da banda clássica de rock progressivo: “Close To The Edge” e “Fragile”. Para os fãs de Yes, não serão necessárias mais palavras, este será um álbum obrigatório.

Sempre que se pensa em rock progressivo, terá que se pensar obrigatoriamente nestes dois álbuns. Não serão provavelmente os álbuns mais fáceis de digerir, principalmente o “Close To The Edge” composto por apenas 3 faixas, em que cada uma é superior a dez minutos, sendo que uma delas, o tema título, quase que atinge os vinte. Embora “Fragile” não tenha tantos níveis de complexidade, momentos como a “Roundabout” e “Heart Of The Sunrise” estão entre os mais clássicos da banda. Claro que, apesar do que disse atrás, haverá fãs que não sentirão o mínimo apelo para lançamentos destes, já que não há nada de novo que seja apresentado aqui, mas tendo em conta a qualidade das músicas e destas interpretações, para os seguidores de longa data ou para os que acabaram de chegar, é uma aquisição que deve figurar em qualquer colecção que se preze

Como sempre a Frontiers disponibilizou apenas o áudio, pelo que não nos podemos referir ou comentar sobre o aspecto visual deste lançamento, mas se o mesmo tiver metade da qualidade daquilo que se pode ouvir, temos aqui um grande DVD. Tudo flui naturalmente, como se estivéssemos a ouvir o álbum, mas o ponto que faz mais impacto, é mesmo a voz de Jon Davison, que substitui na perfeição Jon Anderson, com a sua voz extremamente melódica. Outra nota, menos positiva, é que este é o último registo, pelo menos disponibilizado ao público, da banda com Chris Squires, baixista de sempre da banda, que recentemente faleceu ao perder a batalha contra leucemia.


Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira