About Me

Zandelle - "Perseverance" Review



Os Zandelle são norte-americanos mas poderiam muito bem ser europeus, já que a sua fórmula de power metal está bem mais próxima daquilo que nos chega (ou chegava uns anos atrás, mas esse já será outro ponto explorado mais adiante) deste lado do Oceano Atlântico. Ao longo de onze faixas, a banda transpira competência, mas por vezes ser competente não chega para fazer a diferença. Com quase vinte anos de carreira e sendo este o quinto álbum da banda, a experiência da banda materializa-se num heavy/power metal dinâmico que tanto confia nos momentos compassados como nos mais tipicamente uptempo.

Ou seja, pela forma e teoricamente, temas como “Unending Fortitude”, “Shadow Slaves” e “Beyond The Point” são bons temas de heavy metal. Na prática, não são muito memoráveis. Talvez exijam mais do ouvinte do que aquilo que ele está preparado para dar mas efectivamente não há aqui nenhum tema que se mostre essencial, não há nenhum tema que se instale na memória e não queira mais sair e a grande razão parece ser o simples facto de ser genérico e de não acrescentar nada de excitante ao longo histórico do estilo.

Claro que temos alguns momentos que se destacam como a bem conseguida “Innocence Lost”, uma espécie de power ballad que faz lembrar tanto os primórdios dos Fates Warning como os dos Queensrÿche. De resto, é um álbum que poderá crescer dentro do ouvinte após algumas repetidas audições mas que simplesmente não faz o sangue ferver. Será recomendado a todos os apreciadores das sonoridades mais tradicionais.


Nota: 6/10

Review por Fernando Ferreira