About Me

Balmog - "Svmma Fide" Review


A madrilena BlackSeed Productions está em força neste 2015 e este “Svmma Fide” é apenas mais um bom exemplo. A apostar em produto espanhol, temos o segundo álbum dos Balmog que nos traz um black metal de alta qualidade, quer em termos de composição, de execução e de produção. Nítido e perceptível mas mesmo assim, a soar bem odioso e potente, tem-se aqui uma colecção monstruosa de temas de black metal ríspido mas que possui dinâmicas suficientes para manter qualquer amante de metal extremo interessado – e não exclusivamente de black metal.

Basta “Witness” para desfazer qualquer dúvida houvesse acerca desta qualidade. Demonstrando uma maturidade incomum para manter a as referências clássicas do género – ou pelo menos da segunda vaga do género – e ao mesmo tempo não soar genérico, os Balmog conseguem o feito de terem um álbum fortíssimo, com oito temas coesos e bastante diversos  - algo que também nem sempre é comum apreciar no black metal. O grande trunfo deste segundo trabalho é a sua capacidade cinematográfica. Ou por outras palavras, qualquer um destes temas tem um forte potencial para criar no ouvinte imagens de filmes – normalmente de terror. Pormenores como aqueles que surgem na entrada da “Bring Vs, Guide Vs” (título estranho, faixa demolidora) ajudam, e muito, nesse sentido.

É sempre ingrato fazer previsões para o futuro, principalmente quando se tem razões emocionais a toldar o julgamento. Depois de ouvir “Svmma Fide” algumas vezes, e não são necessárias muitas, é fácil ficar-se capturado pela sua atmosfera, pelos seus ganchos melódicos e até, em certa medida, pelo seu groove. No entanto, e como já andamos nisto algum tempo, tudo o que foi dito para trás não quererá dizer em reconhecimento imediato (e obrigatório) pelas massas. Fica de qualquer forma a indicação de que os Balmog têm aqui um dos grandes álbuns de black metal dos últimos anos a chegar-nos da vizinha Espanha. A conferir obrigatoriamente.

 
Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira