About Me

Jonne - "Jonne" Review


Para quem não saiba, Jonne é o projecto a solo do vocalista dos finlandeses Korpiklaani, Jonne Järvelä e esta é a sua estreia a solo, onde explora mais a fundo o folk. Fazer um álbum folk a solo quando a sua banda toca folk metal poderá parecer algo redundante, mas Jonne acaba por justificar esta decisão no trabalho em si. Explorando um lado mais melódico e acústico que não tem muito espaço na sua banda de origem, o que temos aqui são melodias que se tornam viciantes em pouco tempo. As letras, como seria expectável, são totalmente cantadas em finlandês e as raízes culturais e musicais do país dos mil lagos estão bem representadas nesta estreia auto-intitulada.

Jonne rodeou-se de uma verdadeira trupe, totalizando onze (11!) membros, contando com a sua própria pessoa e onde se incluem Juho Kauppinen (ex-Korpiklaani) nas guitarras acústicas, Santeri Kallio (Amorphis) nas teclas, Samuli Mikkonen (Profane Omen) na percussão, Natalie Koskinen (Depressed Mode) na voz, Eero Haula (Oceanwake) também na voz, entre muitos outros. As músicas não são tão festivas como aquelas da sua banda principal, mas o impacto é igualmente grande. Na verdade, esta abordagem mais melancólica acaba por ser mais refrescante do que aquela que estamos habituados, onde músicas como "Ämmänkuolema", "Kuku Käki" e "Metsään On Iäksi Mieli" apelam, de forma bem sucedida, à emoção.

Também existem outros momentos mais movimentados como a "Ken Söi Lapsen Lattialta?", a festiva "Leppäyön Löyly" ou a enigmática "Viuluni Laulua Soutaa" que abre o álbum. De salientar ainda a rendição ao clássico de Simon & Garfunkel, "The Boxer", que resulta de forma inesperada, não deixando de soar ligeiramente cómica por vezes. No geral, esta estreia é valorosa mesmo que apenas seja quase exclusiva aos amantes de folk. Provavelmente aqueles que gostam da parte metal do folk metal dos Korpiklaani, poderão aborrecer-se um pouco com isto. Perda deles.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira