About Me

The 3rd Attempt - "Born In Thorns" Review



Os The 3rd Attempt surgem através da união de dois ex-guitarristas dos Carpathian Forest. Os senhores em questão são Tchort e Blood Pervertor, ambos saídos da banda mítica de black metal norueguês no ano passado. À dupla juntaram-se Ødemark (ex-Midnattsvrede) como vocalista e Tybalt (Fortid, Den Saakaldte) na bateria. O resultado? Black metal, claro está, no entanto o estilo negro surge de forma especialmente refrescante com um genuíno sabor a metal clássico e até rock, algo que fica logo muito claro na primeira música, "Torment Nation".

Esta abordagem não é muito surpreendente, afinal, o black metal praticado pelos Carpathian Forest nunca primou por ser ortodoxo e há por aqui muito deles, como a "Art Of Domination" que poderia estar muito bem em álbuns como "Strange Old Brew" ou "Morbid Fascination Of Death". No entanto, não se trata apenas de uma cópia dos Carpathian Forest, já que "Born In Thorns" tem os seus próprios méritos e o maior é mesmo ser bastante catchy. Mesmo aquelas que não entram bem à primeira, não são necessárias muitas audições para que se fique bastante viciado.

Dinâmico como tudo, "Born In Thorns" acaba por ser uma lição de como é possível fazer música negra sem propriamente estar preso a um conjunto de regras bem definidas. Com uns temas mais tipicamente black metal ("Dark Vision", "Beast Within" e Nekrogrammaton"), outros com inesperadas melodias mas mantendo a negritude inerente (aquele "We Defy" é uma coisa do outro mundo) ou tempos inesperados (o tema título é um monolito doom que impressiona pela sua aura ameaçadora e groove lento mas certo), esta estreia é uma lufada de ar fresco inesperada para o black metal norueguês. Numa altura em que os Carpathian Forest não lançam nada desde 2006, será que o vazio deixado será preenchido pelos The 3rd Attempt? Mesmo que não seja, só ficamos é a ganhar.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira