About Me

Magnus Karlsson's Free Fall - "Kingdom Of Rock" Review


Parece que foi ontem que falámos aqui da estreia deste novo projecto de Magnus Karlsson, conhecido pelo seu trabalho com os Primal Fear e pela participação em inúmeros outros projectos como “Kiske/Somerville” e Allen/Lande. Dois anos passaram num instante e o músico multi-instrumentalista está de volta para o segundo round, com mais um álbum onde toca guitarra, baixo, teclas e ainda faz uma perninha na voz, tendo apenas a ajuda de Jaime Salazar na bateria. Tal como anteriormente, o que temos aqui é uma mescla de hard rock com heavy metal e aquele toque de power metal europeu, cheio de melodias grandiosas e viciantes.

Além do duo, cada um destes temas conta com a participação de convidados muito ilustres como Jørn Lande (dispensa apresentações), Jakob Samuelsson (dos The Poodles), Joe Lynn Turner (ex-Deep Purple), Tony Martin (ex-Black Sabbath), David Readman (Pink Cream 69), Rick Altzi (At Vance), Tony Harnell (Skid Row), Harry Hess (Harem Scarem) e a ilustre desconhecida para os ouvidos metaleiros Rebecca De La Motte. Pelos nomes dos vocalistas envolvidos, pode-se comprovar que este projecto continua com os pés bem assentes no hard rock, mas a mistura entre os outros dois géneros atrás mencionados continua muito bem presente e no final o que interessa são as músicas.

Nesse departamento, temos grandes temas de hard’n’heavy mesmo que sejamos forçados a admitir que muitos deles não ficam na memória. Pelo menos não imediatamente. Ainda assim, não é difícil encontrar aqui alguns exemplos da qualidade tanto em termos de performance por parte do músico, assim como nos seus dotes como compositor. Talvez um músico subvalorizado – ou demasiado tapado por outros nomes nas bandas e projectos que participa, estes Free Fall são o reconhecimento justo desse mesmo talento. Para quem gosta de alguns dos nomes atrás mencionados ou simplesmente de bom hard rock e boa música, tem aqui um excelente álbum para ouvir umas boas vezes.


Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira