About Me

Trans-Siberian Orchestra - "Letters From the Labyrinth" Review


O projecto megalómano que mistura metal, rock e música clássica está de volta seis anos após o último trabalho. Depois de uma passagem triunfal pelos palcos do Wacken Open Air, heis que surge o álbum de originais, o sexto da carreira de um dos mais bem sucedidos projectos a nível de receitas em termos de espectáculos. Como sempre, Paul O'Neill e Jon Oliva, colaboradores de longa data desde os tempos dos Savatage, juntaram a trupe toda para mais um álbum majestoso que junta uma magia cinematográfica única à força do rock e do metal.

Assim sendo temos faixas sinfónicas, algumas instrumentais e outras com a voz de Kayla Reeves, Lzzy Hale (dos Halestorm), Jeff Scott Soto (WET e Talisman), Russel Allen (Symphony X), Adrienne Warren e Jennifer Cella. Instrumentalmente a coisa também está muitíssimo bem assegurada com os próprios Paul O'Neill (nas guitarras) e Jon Oliva (teclados, guitarras e baixo) a comandar as operações e com os habituais Al Pitreli (guitarras), Chris Caffery (guitarras), Vitalij Kuprij (teclas) e Asha Mevlana (nos violionos), entre outros - a lista é mesmo extensa.

Temos então um belo conjunto de músicas que nos dão um certo feeling Savatage - pessoalmente, um dos grandes interesses deste projecto é esse toque Savatage sinfónico levado ao extremo. "Madness Of Men", "Prometheus", "Prince Igor" e "Lullaby Night" são aquelas obrigatórias para quem não resiste ao cruzamento da música clássica com rock/metal. As duas primeiras pegam em excertos de Beethoven, a terceira de Rimsky Korsakov e a quarta de Bach. Também temos o toque hard'n'heavy característico do projecto, sempre com um toque teatral a pensar nos espectáculos ao vivo. Bastante diverso, quer em temos de conceito quer em temos musicais, este é um álbum bastante aguardado pelos seus fãs que não ficarão desiludidos. Também tem capacidade para permitir uma série de audições valentes.


Nota: 8.4/10

Review por Fernando Ferreira