About Me

Nyx - "Home" Review


As Nyx são uma nova força da música extrema que encontrou na Agonia Records uma casa para o lançamento do seu álbum de estreia. Provavelmente uma das razões para que primeiramente dêem nas vistas vem do facto de ser composto por duas mulheres – o que revela no ponto em que estamos como sociedade no nosso amado som sagrado, onde hoje em dia ainda é considerado espantoso ou pelo menos fora do normal ter duas mulheres a tocar metal extremo. Considerações de igualdade entre os sexos aparte, o que estamos aqui para debater é mesmo a música e nesse aspecto, “Home” é uma agradável estreia.

Não se limita a focar os lugares comuns do black metal, género que domina estilisticamente este “Home”. Temos ritmos frenéticos, vozes arranhadas e tremolo picking com fartura mas também temos alguns pormenores que seriam mais próprios de qualquer coisa pós-metal – calma, não estamos a dizer que se trata de um daqueles lançamentos “revolucionários” de pós-black metal. Trata-se apenas de um espectro mais alargado daquilo que consideramos black metal. Se uma “Beyond” se insere perfeitamente no que se convencionou chamar de black metal melódico com as vozes limpas a terem alguma preponderância, uma curta “Prelude” mostra a capacidade mais ambiental e experimental da banda que provavelmente se revelará mais no futuro.

Para quem espera um álbum de black metal puro, ficará sem dúvida desiludido, no entanto, para quem gosta de música extrema no geral, haverá muitos motivos para que este “Home” rode umas boas vezes no leitor. Melódico e agreste e com muita margem para progressão, principalmente a cada audição, no interior do ouvinte. É um trabalho que consegue demonstrar diferentes facetas e que peca só por parecer que algumas das ideias não foram desenvolvidas o suficiente – aquela “S.ave O.ur S.ouls” soa a um produto inacabado e a “Deep” parece demasiado genérica para o seu próprio bem. Ainda assim, uma excelente estreia. Veremos o que o futuro reserva às Nyx.


Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira