About Me

Crimson Day - "Order Of The Shadows" Review


Os Crimson Day são mais uma daquelas bandas finlandesas que parece que surgem de outra parte qualquer do globo. Será um sinal dos tempos, o metal caracteristicamente finlandês estar a diluir-se e a tornar-se cada vez mais diversificado? Essa, apesar de parecer uma questão pertinente ou interessante, não é o verdadeiro ponto de interesse desta estreia discográfica. “Order Of The Shadows” começa em grande estilo com uma intro instrumental (lá vamos nós, pensa o caro leitor, antevendo um parágrafo inteiro dedicado à magia de ter um álbum de heavy metal começar desta forma) e vai desaguar na “Stormborn” que coloca a nu uma clara influência:

Agent Steel.

Exactamente. Uma das mais queridas bandas de heavy/power/speed/whatever metal do underground mundial que está ausente das lides discográficas desde 2007. Bem, não se pode dizer que os Crimson Day colmatem esse vácuo, mas definitivamente aconchegam o coração de todos aqueles que já tinham saudades de ouvir este tipo de heavy metal potente. E heavy metal potente é exactamente o que a banda finlandesa nos traz com grandes malhas como “Sandstalker”, “Lies About Paradise” e “Burning Redemption”.

Sabendo que existe uma linha ténue entre a homenagem e a cópia descarada e entre os lugares comuns e a falta de identidade, estas são questões que não se põe (de todo) ao ouvir estes cinquenta e dois minutos de música. As referências e influências da banda são muito claras mas ainda assim existe, em cada música, algo que nos faz focar mais na própria música em si do que propriamente na análise exaustiva do que são influências e daquilo que é identidade própria. Na realidade, não interessa verdadeiramente. E essa é a fórmula para se ter bom heavy metal.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira