About Me

Erudite Stoner - "Erudite Stoner" Review


Ao contrário do que o nome da banda /álbum possa indicar, este não é um álbum de stoner rock. Aliás, neste álbum nem vamos encontrar distorção. É verdade. Este projecto brasileiro traz-nos música acústica, instrumental. E antes que possam assanhar o preconceito, o resultado é mesmo muito bom. Tratam-se de nove músicas que apenas contam com guitarras acústicas, sem qualquer tipo de percussão e que para se ser totalmente sincero, nem se sente que precise. É música que comprova a máxima de menos é mais e é isso mesmo que temos aqui.

Claro que para quem se deparar com este lançamento no site da banda no Bandcamp, poderão não concordar com as tags do mesmo - nós também não concordamos - onde surge "metal, doom, neoclassical, post-rock, shoegaze, stoner rock, Brazil". Das tags mencionadas atrás, Brazil é aquela que acerta na mouche embora, neoclassical também esteja lá perto, embora não se possa dizer que seja propriamente música erudita neoclássica. No entanto, e rótulos aparte, este é um trabalho que se houve muitíssimo bem, muito boa onda, e que deixa um espírito bem positivo no final de cada música, apesar do teor algo melancólico.

Apesar da sua atmosfera fantástica, este álbum poderá desafiar a paciência daqueles que gostam de coisas mais viscerais, no entanto para todos os outros que têm a mente aberta, este é um trabalho que urge descobrir. Esqueçam os rótulos, esqueçam os preconceitos e mergulhem simplesmente em músicas como "Ride To Nowhere" e  "Roads to Somewhere" que têm um grande potencial para tornar uma qualquer tarde mais pacífica e sossegada. Boa surpresa, esta estreia deste projecto brasileiro.


Nota: 7.6/10

Review por Fernando Ferreira