About Me

Hegemon - "The Hierarch" Review


Os trves podem nunca ter reparado mas todas as coisas de pós-black metal que andam por aí, todas as bandas que misturam a música de adoração ao chifrudo com coros, músicas acústicas ou shoegaze, na verdade estão-lhes a fazer um favor. Para cada uma dessas bandas, surgem outras tantas a fazer black metal tradicional que até dá gosto ouvir. No caso dos Hegemon, até não podemos dizer que seja uma proposta muito ortodoxa, até porque a melodia é um dos fortes componentes de "The Hierarch", mas soa a clássico do inicio ao fim.

A banda francesa (sim, são franceses e não se dão a dissonâncias, milagres) não é propriamente novata embora não seja propriamente prolífera - em vinte anos de carreira estê é apenas o seu quarto álbum) tem aqui um excelente trabalho que vai recuperar o espírito bem positivo que o estilo do black metal melódico vivia no final da década de noventa antes de se sufocar por completo com propostas de qualidade que deixavam bem a desejar. Logo com "Hatred From The Core: Tempus Incognito", fica-se apresentado ao que vamos ouvir aqui: os elementos identificativos de black metal aliados a sentido de melodia que apela mais ao factor épico do que propriamente ao da acessibilidade.

É um pouco o resumo de "The Hierarch", a música tem um propósito em si, um sentido, mais do que apenas agradar a estes ou aqueles ou a poder apenas inserir-se nesta ou naquela categoria. Independentemente do estilo, sente-se que este é um trabalho que vai perdurar e desafiar o teste do tempo. Para cada intervenção das guitarras acústicas, para cada aparição dos coros, em conjugação com as guitarras que têm aqui um excelente som, assim como a bateria e o baixo, temos também músicas, verdadeiras músicas que dão-nos muito prazer a voltar a elas de vez em quando. Por falar nisso... está na altura para mais uma rodagem.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira