About Me

Helheim - "raunijaR" Review


Os Helheim são talvez das bandas clássicas da cena norueguesa de black metal que é mais esquecida, talvez por nunca se ter enquadrado muito bem naquilo que consistia o underground da altura. A sua forte componente viking, ou por outras palavras, o usar o imaginário da mitologia nórdica que faz parte da sua herança cultural. Com uma regularidade discográfica impressionante, principalmente a nível de qualidade, este é já o seu oitavo álbum após quatro anos de silêncio desde o anterior. E embora tenha passado algum tempo, a qualidade continua a ser uma constante.

A faixa de abertura "Helheim 9" poderá parecer à partida um pouco imprópria para abrir o álbum de uma banda de viking metal, já que se trata de um tema totalmente acústico, mas a verdade é que o seu espírito além de representar bem aquilo que o álbum como um todo transmite, sem dúvida que é á cara da banda. Como as letras são totalmente em norueguês, como já é hábito, não nos podemos pronunciar sobre elas mas não é segredo nenhum sobre aquilo que retratam. Os conceitos das músicas da banda têm tendência a prolongar-se por vários temas e álbuns e "raunijaR". A já mencionada "Helheim 9" é, como o próprio nome indica, a nona e última parte das faixas "Helheim".

O tema título vai mais na onda de black metal tradicional que é uma continuação do conceito do anterior álbum "Heiðindómr Ok Mótgangr" enquanto as "Aasgards Fall" parte 3 e 4 são a conclusão do MCD "Aasgards Fall" e ambas tem um forte sabor a Bathory na sua fase viking, embora exista outros elementos à mistura. Este é um trabalho riquissimo e que é uma boa representação da qualidade da música da banda como um todo e o sítio ideal para se começar para quem não conhece a banda, porque é garantido que começando aqui, vai-se viajar por toda a discografia da banda. Grande álbum.


Nota: 8.5/10

Review por Fernando Ferreira