About Me

Jack Frost - "Mélaina Cholé" Review



Não, amigos aficionados das sonoridades tradicionais. Estes Jack Frost não estão relacionados com o virtuoso guitarrista norte-americano que é a alma dos Seven Witches. Aliás, estes Jack Frost já têm uma carreira com mais de vinte anos e andam por ali nos meandros entre o rock e o metal gótico. "Mélaina Cholé" (que raio de nome, poderão pensar. "Mélaina Cholé" é o termo dado à bílis preta que o seu excesso é, ou pelo menos há teorias nesse sentido, apontada como a causa para a melancolia) é o oitavo álbum da banda que já não lançava nada há sete anos - este trabalho foi lançado em 2015.

Apesar da longa ausência, a rapaziada não esqueceu do seu ofício. O que temos aqui é um metal gótico com uma toada melancólica (miserabilista), que se enquadra bem com a sua costela doom, especialmente em temas como "Half A Man" e "Loser In Your Eyes", sendo que a primeira tem um peso e toada opressiva que se instala, com uma melodia bem melancólica, enquanto a segundo é um pouco mais convencional nas melodias, mas mesmo assim bem negra e intensa. A abordagem de Phred Pfinster continua imaculada, irresistível para quem aprecia verdadeiramente o estilo.

Existe aqui uma toada rock que também é apreciável, apesar de nem sempre ser evidente ("She Must Come Down" é uma das excepções), no entanto é o espírito tipicamente gótico que impera o que faz com que este álbum seja identificável à distância, com tudo aquilo que de bom e mau isso significa. No nosso caso, consideramos que é bom, porque apesar do estilo ter sido algumas vezes mal tratado, principalmente quando era moda, este é um bom exemplo em como é possível fazer bons trabalhos sem que os mesmos sejam aborrecidamente previsíveis. E mesmo quando "Mélaina Cholé" é previsível, as músicas são boas.

Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira