About Me

Old Forest - "Dagian" Review


Apesar do black metal que vem do Reino Unido ter ficado um pouco associado aos Cradle Of Filth, que os puristas nem consideram black metal - aliás, nem a própria banda se considera black metal - a verdade é que da ilha britânica chegam-nos propostas que nos relembram o seu poderio em relação ao estilo das artes negras. Os Old Forest já existem há quase vinte anos, mas tiveram um interregno entre 2001 e 2007 que fez com que o seu nome tivesse ganho um certo culto no underground. Com o segundo álbum lançado em 2014, foi em 2015 que se viu a surgir "Dagian", o terceiro álbum.

Composto por quatro temas, os Old Forest demonstram aqui que não têm pressa nenhuma, já que cada um dos temas têm mais de dez minutos, o que também dá para antever que a dose de black metal dos Old Forest está diluído com outra coisa qualquer e tal previsão não é desprovida de pontaria, já que poderia dizer que temos tanto de black metal como de doom, como até do elemento épico (isto para evitar dizer que é epic metal), o que faz com que se tenha a dinâmica necessária para que se tenha um álbum com faixas tão longas e não se caia para o lado em coma. No entanto se não se apreciar nem o elemento épico, nem o doom, nem tão pouco a melodia que está presente em todos os temas, poderá ser mesmo um sacrifício ouvir este álbum até ao final, principalmente a última faixa, a longa "Neaht" que é uma música de ambient com diversos sons a surgirem entre eles uma espécie de drone que hipnotiza.

No que nos diz respeito, isso não acontece. Não há um momento de aborrecimento, nem mesmo a dita faixa ambiental, o que faz com que este álbum seja mesmo uma das grandes propostas lançadas nesta vertente do black metal no final do ano. Um hino à natureza e à beleza - isto a descrever uma banda de black metal poderá parecer uma contradição e se calhar até é, no entanto é também a descrição mais fiel e verdadeira que poderiamos dar - estes quatro temas funcionam como viagens que não se deseja que acabem.Tendo o selo de qualidade da Avantgarde Music, é de ficarmos logo descansados e mergulhar sem hesitações em "Dagian".

Nota: 8.4/10

Review por Fernando Ferreira