About Me

Border Wars - "The Present Day" Review


Por vezes pensamos que o pessoal que está a descrever e a rotular bandas deve ter problemas auditivos. No Metal Archives, os Borderwars estão descritos como groove metal. Ora não peguemos já na descrição que apesar de ajudar a ter uma ideia do que se trata em termos sonoros, acaba por não ser propriamente inteligente - é na verdade preguiçosa - e vamos nos focar no som que os norte-americanos debitam nesta sua estreia. Com uma intro instrumento de excelente bom gosto na forma de "Peaceless", temos uma furiosa "Built" que se segue colocando a fasquia da intensidade lá em cima.

Se o que se pode ouvir nestas duas primeiras faixas é groove metal, então andamos todos enganados há muito tempo já que para nós, o que temos aqui é simplesmente thrash metal moderno. Com groove é certo, mas também violento, furioso e com bons pormenores ao nível da guitarra solo, portanto é parvo rotular uma banda por uma das características do seu som que nem é a mais proeminente, pelo menos não o é durante todo o disco. Temos aqui portanto uma boa mistura entre a escola mais clássica e a aquela mais próxima de nós em termos cronológicos e esta junção entre as duas é quase perfeita já que não existem momentos mortos.

Lançado de forma independente, este é um álbum que todos os fãs de thrash não deixarão de apreciar e uma estreia segura num estilo que já está sobrepovoado mas que continua a ter muito público, principalmente quando a qualidade é deste calibre. Variado, dinâmico, bruto e com certos pormenores que nos ficam gravados, principalmente quando a melodia toma conta ou se intercala com a brutalidade - como na "Downfall". Uma boa apresentação e um bom nome a reter, com capacidade para evoluir e nos mostrar mais e melhor. Pelo menos do nosso lado, ficámos e estamos muito interessados nisso.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira