About Me

The Lumberjack Feedback - "Blackened Visions" Review


Somos fãs desta banda. Verdadeiramente fãs. A chegar apenas agora ao primeiro álbum têm essa vantagem sobre nós. De alguma forma, a banda francesa sabe que temos um fraquinho por eles e, como tal, apresenta-nos um álbum que não se esforça muito para nos conquistar – e, verdade seja dita, tal também não seria necessário. Desde o EP “Noise In The Church que ficámos rendidos ao seu poder, pelo que era notória a nossa ansiedade e expectativa por este “Blackened Visions”. Essa expectativa não foi defraudada.

É com seis longos temas de doom/sludge e porque não, uma pitadazita de pós-rock que se faz um grande álbum de música instrumental bem pesada, mais em termos emocionais do que propriamente sonoros embora tenhamos guitarras e ritmos bem fortes reminiscentes de doom. A capacidade que o colectivo francês tem para injectar vida naquilo que parece banal quase que é sobrenatural. Se pegarmos no tema título temos exactamente o exemplo daquilo que nos estamos a referir, mas não é um caso isolado. É muito fácil nos perdermos neste álbum mas nem por um momento esse é um problema. Efectivamente, o problema é quando nos encontramos porque nesse momento significa que a música terminou.

Sem momentos mortos e aborrecidos, os The Lumberjack Feedback são a prova de que é possível fazer música instrumental, melancólica, pesada, hipnótica e de longa duração com uma qualidade excepcional. Mais do que isto, é impressionante a forma como cada uma destas músicas tem tanto a oferecer ao ouvinte. A cada audição vai crescendo e vai mostrando novos detalhes que antes tinham passado despercebido. Sem dúvida que este é um dos grandes álbuns deste ano, que assegura já o seu lugar para a lista dos melhores do ano


Nota: 9.2/10


Review por Fernando Ferreira