About Me

Overdoze - "Supreme Dosage" Review


A vida de crítico é abençoada. Faz o que gosta, sempre a ouvir sons do estilo que ama, pode opinar sobre os mesmos... é uma boa vida. Até que surge um álbum como este "Supreme Dosage" e estraga tudo. Se calhar estamos a exagerar. "Supreme Dosage" é a estreia discográfica dos finlandeses Overdoze que nos apresentam um thrash metal javardoso sem qualquer brilho - atenção, quando se pensa em javardoso, pode levar a pensar nos Gehennah mas não é bem a mesma liga. Aqui pelo menos os músicos tem um nível técnico mais apreciável.

Sendo assim, qual o problema então?

As músicas são do mais banal possível. Lembram-se daquela época dos anos noventa em que as bandas clássicas renegaram todas ou quase todas o thrash e o que era apelidado de thrash moderno eram sempre uma espécie de híbrido em algo que explorava o groove dos Pantera e a força do hardcore? É mais ou menos o que temos aqui, sem a parte dos Pantera. Uma espécie de Pro-pain mas em mais ou menos mau, sem oferecer nada que se apresente como memorável. As músicas sucedem-se com martírio por parte do ouvinte que nem sequer consegue encontrar força nas guitarras com um som forte ou na bateria estridente a lembrar Biohazard.

Reza a lenda que a banda nasceu quando dois amigos decidiram passar um verão num celeiro a tocar e a gravar mas acabaram por não gravar nada por estarem demasiado bêbedos para conseguirem gravar o quer que seja. Isto já diz um bocado do calibre da coisa. Falta alma, falta algo que faça a diferença. "Supreme Dosage" não é mau, apenas não é bom. Não tem aquilo que é necessário para que fique na memória. Apenas um tema consegue apresentar algo diferente, o último, o instrumental "And Beer For All". Mesmo assim, não é suficiente para nos dar esperança. Talvez estejamos a exagerar. E daí, talvez não.


Nota: 4/10

Review por Fernando Ferreira