About Me

Verräter / Sxuperion - "Split" Review


É bom ver que apesar da crise discográfica e dos anúncios do fim do mundo da música pelas mãos do anticristo mp3, que ainda existem aqueles que gostam de apostar no underground, com lançamentos limitados em cassete. É o caso deste split entre estas duas entidades, numa edição limitada a cinquenta unidades. O mesmo começa com os Verräter e o seu black metal mais primitivo. A banda norte-americana lançou o primeiro álbum em 2014 e tem-se mostrado activa no underground. O seu som não é deslumbrante, mas em termos de underground, cumpre perfeitamente os requisitos, principalmente para os que gostam da coisa bem crua. A flutuação no volume e na produção é que seria de evitar, mas pronto, é trve.

Quanto aos Sxuperion, são mais experientes e já possuem uma carreira mais sólida, com dois álbuns lançados. A sua prestação divide-se em cinco partes, intituladas "Vibration I", "Vibration II" e por aí fora. O início da já citada "Vibration I" não faz adivinhar a tempestade que aí vem, com um misto de teclados à la John Carpenter, com drone. Quando as guitarras, e principalmente a voz, surgem, all hell breaks loose. Um riff repetido que parece ter saído dos piores pesadelos alguma vez sonhados. Se isto estivesse numa banda sonora de um filme de terror, seria terrivelmente eficaz.

Acaba por ser um pouco a fórmula que temos ao longo de todo o trabalho, no entanto, como resulta, acaba por ser muito positivo. A forma como usam a componente ambiental com a violência do black metal mais minimalista e repetitivo, faz com esta última ainda se intensifique mais, com um ambiente bem denso como resultado. Este split é recomendado para todos aqueles que gostam de fazer parte do underground, participando e apoiando tanto as bandas como as editoras. Aqui, a qualidade fala por si. Recomendado.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira