About Me

Desaster - "The Oath Of An Iron Ritual" Review


Oito álbuns de originais em quase trinta anos de carreira, é a marca que este “The Oath Of An Iron Ritual” representa na carreira na verdadeira instituição de black/thrash metal alemã que são os Desaster. A banda, apesar de ter contrato firmado com a Metal Blade, continua com os pés bem fincados no underground e como prova disso são os constantes EPs e splits, pelo que apesar da ausência de quatro anos (sem contar com o split lançado no ano passado) não seria expectável que houvesse um arrepiar caminho na sua identidade.

“The Oath Of An Iron Ritual” é precisamente aquilo que se espera dele, uma bujarda de thrash metal raivoso e blasfemo, sem esquecer algumas melodias mais épicas – “Haunting Siren” é um excelente exemplo e também uma prova que a banda não está bem no patamar do thrash metal javardo e básico. Pelo contrário, muito pelo contrário mesmo! Também é um bom tema (embora existam muitos outros) que demonstram a dinâmica que a banda é capaz de imprimir a este trabalho, por muito que se ache que a voz de Sataniac é um pouco monocórdica demais, que até é.

A magia dos Desaster, além do que foi dito atrás, reside sobretudo nos riffs que são sempre vencedores. Mesmo que as músicas não sejam propriamente imediatas, existe sempre pelo menos dois ou três riffs que nos ficam no ouvido, isto sem perder uma pitada da sua personalidade e identidade, o que tem de ser salientado. O que também tem que se salientar é a solidez desta proposta que prova sem qualquer sombra de dúvida aquilo que já sabíamos há já muito tempo, que os Desaster são demasiado grandes para estarem confinados ao underground, embora seja uma casa pela qual nutrem um sincero amor. Um grande álbum de thrash metal que está entre as melhores propostas da banda.


Nota: 8.7/10

Review por Fernando Ferreira