About Me

Metal Church - "XI" Review


Metal Church assumiu-se desde início como uma proposta clássica de heavy metal, embora sempre tivesse um pé no heavy e outro no thrash, um meio termo que acabou (talvez) por condicioná-los a uma certa obscuridade. Isso e uma série de álbuns menos impactantes perante a concorrência feroz que sempre enfrentaram desde o início da carreira. Depois de alguma instabilidade e interregno de funções na década de noventa (definitivamente, a década que arrasou com todas as bandas que brilharam na década anterior, com algumas excepções) e na década passada, o regresso deu-se em força em 2012 com ainda com Ronny Monroe, o vocalista que se seguiu a David Wayne, entretanto falecido. Aqui, o microfone fica a cargo de Mike Howe novamente, ele que tinha sido o vocalista da banda em três álbuns, entre 1989 e 1993.

Essa fase temporal, apesar de ser a representação da decadência do género, trouxe-nos boa música, nomeadamente o álbum “The Human Factor”, como tal havia uma boa expectativa em relação a este “XI”, que, tal como o próprio título indica, é o décimo primeiro álbum da mítica banda norte-americana. Essas expectativas não são goradas em nenhum momento, mas também não é dizer que temos aqui um deslumbrante álbum de heavy metal e esse será provavelmente o maior problema desta banda. São uma banda de culto mas mesmo assim não têm propriamente consenso o suficiente para que se fique rendido por completo.

Desfazendo estas dúvidas, “XI” é um bom álbum de heavy metal, que beneficia do bom e característico timbre de Mike Howe. Temos bons riffs, bons solos – “digam lá que “It Waits” não é empolgante? – mas não temos aqueles temas que nos deixam completamente esmagados. Se calhar é exigência a mais em relação ao que os Metal Church conseguem entregar. É um álbum conciso e ao qual voltamos com gosto – e voltaremos certamente no futuro – mas tendo em conta tudo o que é lançado hoje em dia e até aos próprios lançamentos da banda, acabará provavelmente preterido.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira