About Me

Chains / Suton - "Balkanian Narko Doom" Review


Split que junta duas entidades de leste da música extrema: os Chains da Eslovénia e os Suton da Bósnia Herzegovina. Os dois inserem-se no mesmo género músical, o doom metal com tendência para o experimental. Começamos com os Chains, entidade composta por dois músicos, que tem apenas um álbum lançado em 2012 e uma série de EPs, e que são responsáveis pelas primeiras quatro faixas, que podemos dizer que são... estranhas. Dizer que são experimentais, é sem dúvida um eufemismo, já que temos dúvidas até que se possam considerar metal.

Com uma sonoridade quase sem distorção (apenas a primeira música tem), a música dos Chains surge como contemplativa e meditação se bem que duvidamos que a mesma seja capaz de nos trazer a paz que se procura quando se tenta meditar. Uma das piores críticas que se pode dizer da música é que a mesma nos faz dormir, no entanto, aqui isso não acontece e mesmo que numa remota hipótese disso acontecer, teria-se certamente muitos pesadelos. No que aos Suton diz respeito, este é o seu primeiro lançamento e foca-se mais do que os seus parceiros de split na parte metal da coisa.

Uma one-man-band que se estreia com três temas interessantes que rondam o doom metal hipnótico e repetitivo - "I Watch How He Pound the Last Nail Into the Coffin of Humanity" repete o mesmo riff ad aeternum, mas soa-nos sempre bem. Embora a sua fórmula seja algo retro, não deixa de ter o seu encanto e eficácia e deixa-nos melhores impressões que os Chains, embora também seja fácil reconhecer que é um projecto com um longo caminho a percorrer. Interessante o suficiente para chamar a atenção daqueles que são os fanáticos do doom mas não mais que isso.

Nota: 5/10

Review por Fernando Ferreira