About Me

Concerto dos Taake cancelado por protestos anti-fascistas


Um concerto da banda Taake, em Nova Iorque, foi cancelado após um grupo anti-fascista ter iniciado um motim, antes combinado via Twitter:


Em causa está um concerto na Alemanha, em que o líder da banda, Ørjan "Hoest" Stedjeberg, pintou uma suástica no peito (ver foto acima). Hoest disse em várias ocasiões, quando questionado sobre esta performance, que estava essencialmente a ser um "troll" e não acredita na ideologia. Uma vez que é ilegal exibir suásticas na Alemanha, Hoest sentiu-se nervoso e disse que desde então se arrependeu. A banda também estava a queimar uma bandeira alemã durante a apresentação. No entanto, como referido pela MetalSucks, o músico não usou exatamente a linguagem mais apropriada:

"Taake não é uma banda nazi política [...] todos deveriam saber que todo o nosso conceito, até agora, se baseia em provocações e qualquer coisa má [...] pedimos desculpas verdadeiras a todos os nossos colaboradores que possam ter problemas por causa do escândalo da suástica em Essen (exceto para o dono do clube que não era um clube,  podes ir c***** um muçulmano!)"

Depois disto, o caso foi levado à atenção do local do concerto em Nova York, Le Poisson Rouge, e eles lançaram um comunicado a dizer que o concerto estava cancelado.

"Informamos que o concerto da banda Taake, agendado para 24 de março, foi cancelado. Estamos a reembolsar completamente a todos os titulares de bilhetes. Por favor, enviem um e-mail para info@lprnyc.com com qualquer pergunta que possam ter. Nós chegamos à LPR também, e o diretor de marketing do local deu-nos uma declaração que diz: É nossa missão criar um espaço seguro para todos na nossa comunidade e este concerto não atende esse padrão."

Devido às acusações, Hoest concluiu:

"(...) de uma vez por todas, Taake não é uma banda racista. Nunca foi, nunca será. Ainda assim, é tão ridículo e infundado quanto as tentativas de sabotar os nossos concertos altamente antecipados.
-Hoest- "

Por: Marta Pinheiro - 19 Fevereiro 18