About Me

Bleed From Within - "Era" Review


Uma nova "Era" na carreira dos Bleed From Within avizinha-se com este novo álbum. Estes escoceses foram sempre uma banda algo underrated, tendo em conta a qualidade acima da média que evidenciaram desde os tempos do deathcore melódico de "Humanity" e do deathcore já com alguma uma influência metalcore de "Empire", os seus dois primeiros álbuns. O terceiro registo discográfico do grupo, "Uprising", já apresentava uma valia mais do que suficiente para que os Bleed From Within fossem mais reconhecidos atualmente, com a sua abordagem musical que mesclava o metalcore, groove metal e death metal melódico.

Uns longos cinco anos depois a banda lançou este "Era" e pode-se afirmar com toda a certeza que a espera valeu a pena. Este conjunto de 11 temas é, sem dúvida, o mais forte do percurso deste quinteto. A sonoridade aqui apresentada é uma evolução de "Uprising", com um maior enfoque no groove e no metalcore, mas ainda se pode encontrar alguns riffs melodeath como em "Cast Down", ou mesmo mais thrashy, como no início de "Crown Of Misery". Novidade é a inclusão de refrães com algumas vocalizações limpas, sem exageros, algo que beneficiou a memorabilidade dos respetivos temas.

Este é um álbum sem fillers, que contém um bom equilíbrio entre peso e melodia, com bons riffs e momentos a apelar ao headbanging, que claramente poderá agradar a fãs de Lamb Of God, Parkway Drive ou apreciadores de metal com groove ou metalcore no geral.

Nota: 8.5/10

Review por Mário Santos Rodrigues