About Me

Dallian - "Automata" Review


Imaginem um disco com treze faixas, agora multipliquem por dez e terão o número de instrumentos usados, nesta fantasia de death em ambiente steam punk. Ok, não serão centro e trinta instrumentos, mas andará lá perto, neste trabalho de estreia que demorou três anos a produzir e está recheado de pormenores e múltiplas texturas sonoras.

Pode-se pensar em Behemoth, ou até nos italianos Fleshgod Apocalypse, mas sempre como uma referência musical e nada de cópias óbvias. O grupo de Leiria cria aqui um disco forte que os torna sérios candidatos a revelação do ano, e conseguem-no sem suporte editorial, com muito de DYI.

Com apenas um tema cantado, parcialmente, em português, “Caixa Pensatória”, o resto vem em inglês, mas musicalmente está lá o fado, o flamenco, o clássico e o death, quase sempre tudo apresentado em temas rápidos, com pedaços de melodia inseridos oportunamente e diversas vocalizações masculinas e femininas, guturais ou harmoniosas.

O núcleo duro do disco reside nos temas “Swallow The Sun”, “Corrupt Demiurge” e “The Nun From Azrael”, mas todo o disco é muito interessante e com excelente qualidade. 

Nota: 9/10

Review por Rita Afonso