About Me

Korpiklaani divulgam novo single


Os finlandeses Korpiklaani preparam-se para lançar o seu novo álbum de estúdio Kulkija ("Wanderer"). O lançamento está previsto para 7 de setembro de 2018, através da Nuclear Blast. De momento, para despertar a curiosidade, podemos ouvir o segundo single "Harmaja" ("The Grey") clicando no vídeo acima, este realizado por Ville Lipiäinen (Nightwish, Beast In Black, Powerwolf).

Citando o vocalista Jonne: “’Harmaja' é uma música incomum para os Korpiklaani, com o seu ritmo lento e carga emocional. A canção é sobre desejo, saudade e consegui muni-la com uma atmosfera emocional considerável. Aquando da produção do álbum nós, na maioria das vezes, usámos os primeiros takes; não nos prendemos com detalhes sempre que não houve necessidade particular para o fazer. Para nós foi importante manter a emoção e estado de espírito no primeiro plano, mesmo que, por vezes, a parte técnica não estivesse absolutamente perfeita.

“Fiquei surpreendido – embora no bom sentido – com o facto da Nuclear Blast ter querido lançar a 'Harmaja' nas formas de single e vídeo. Geralmente preferem ritmos mais enérgicos, ‘fun drinking songs’. O novo álbum Kulkija também tem trabalhos desses, claro. Uma vez que tem mais de uma hora de duração, contém toda a extensão de diferentes emoções.

“Comprei uma guitarra clássica nova e comecei a familiarizar-me com a técnica do ‘5-finger picking’. Criei um exercício de dedos que, posteriormente, formou a base da canção. O exercício começou a soar mais e mais como uma peça musical real e, subitamente, dele saiu uma melodia. Enviei uma versão muito básica da canção ao nosso letrista Tuomas Keskimäki que, na mesma noite, nos enviou a letra para a 'Harmaja'. O texto refere o 'Sylvian Joululaulu', um poema sobre desejo e saudade muito conhecido da autoria de Zachris Topelius. Cantei o demo no meu estúdio em casa imediatamente e foi isso – a canção pareceu boa e forte logo na hora, eu soube que iria acabar no álbum.

“O vídeo foi gravado na piscina do Maritime Safety Training Centre em Lohja. A água estava tão fria que até visitas constantes à sauna não conseguiam impedir que o frio se me entranhasse nos ossos. Foi muito difícil lembrar-me da letra, manter a cabeça acima da superfície da água e cantar – enquanto, ao mesmo tempo, tentava não parecer estar a congelar até à morte. Tudo pela arte!
“Conseguimos criar um bom contraste com o anjo, no vídeo. O realizador Ville Lipiäinen encontrou-a por acaso enquanto fazia compras. Eu não sei se ele tropeçou nas suas asas ou quê, mas o anjo também voou para a mesma piscina em Lohja. A história fala de um homem que sente a falta da sua falecida mulher, ela que retorna da vida depois da morte para um último adeus, assim o pobre homem pode seguir com a sua vida. Ele arranja maneira de arrastar-se para terra firme, deixando as águas tempestuosas. Lipiäinen soube exactamente o que era necessário para o vídeo e conseguiu criar a atmosfera ideal. As cenas progridem lentamente, não há pressas e a história permanece justo acima da superfície até ao fim arrebatador.”

Sobre 'Harmaja' ("The Grey"): O blackcap (Sylvia atricapilla), o pássaro na canção, não tem sido capaz de migrar para sul devido a uma asa partida. A canção retrata ansiedade e o desvanecimento da memória. O poeta Finlandês, Zachris Topelius, escreveu em 1853 um poema intitulado 'Sylvian joululaulu', sobre as saudades da pátria, referidas na obra por 'laulu kaipauksen' (uma canção de anseio). A canção pode também significar o ‘vazio’ que se instala, quando um dos parentes falece num casal idoso. 

Por: Matilde Sanches - 30 Julho 18