About Me

Reportagem: New Mecanica, Legacy Of Cynthia @ Gasoline - Associação Cultural e Desportiva, Barreiro - 20/10/2018


Noite especial para os New Mecanica que escolheram - como não podia deixar de ser - a sua cidade natal, Barreiro, mais concretamente a Gasoline - Associação Cultural e Desportiva para realizarem o concerto de apresentação do seu novo álbum intitulado "Vehement". Para ajudarem à festa deste pré-lançamento, tivemos como convidados os já conhecidos Legacy Of Cynthia.

A introdução de "Rats And Rattlesnakes" anteviu mais uma grande dança macabra comandada por Peter Miller que, envergando desta vez um uniforme colegial, foi qual criança rebelde saltando constantemente em cima de um mini-halfpipe bem improvisado como palco, juntamente com os seus pares. A banda de Sintra revelou de forma exímia o seu legado, onde não faltaram temas como "Seven Sins" ou "Absolution", mas a grande surpresa foi para o facto da mesma apresentar dois novos temas que provavelmente farão parte do seu próximo álbum, cujos títulos provisórios são "Monster" e "Judite de Sousa" (sim, Judite de Sousa. Leram bem). Pela primeira vez no Barreiro, este conjunto de metal alternativo manifestou-se orgulhoso por finalmente deixar a sua marca na próspera história musical da cidade e, já no final, deixou-nos com o primeiro tema do seu último álbum, pois simbolicamente ou não, esta vida é um cabaré.

Um segundo bastou para que os primeiros acordes dos New Mecanica pusessem os presentes em sentido. O tema "A Second" deu o mote para o que seria uma noite memorável para este quintento do Barreiro e não era para menos, já que estávamos perante o concerto de lançamento do seu novo disco intitulado "Vehement", trabalho que revela uma maior maturidade por parte desta banda de metal alternativo; prova disso são as potentes "Written" ou "Lost Paradise". Depois de uma atuação baseada nos dois últimos álbuns e com um público notoriamente conquistado, houve ainda tempo e consenso para o devido encore ao som do tema provavelmente mais conhecido - pelo menos o mais orelhudo - dos New Mecanica, ou seja, "Lonely". Para os mais distraídos, este é um nome do metal nacional que já conta com três álbuns e dez anos de carreira, para além de anteriores matrizes que mecanizaram aquilo que é hoje a sonoridade da banda. "Vehement" é acima de tudo o culminar de um caminho que dá aos New Mecanica um merecido lugar de destaque no panorama nacional. E já não era sem tempo!

Texto por Bruno Porta Nova
Fotografias por Hugo Rebelo
Agradecimentos: New Mecanica