About Me

Reportagem: Kadavar, We Hunt Buffalo, Miss Lava @ RCA Club, Lisboa - 10/05/2019


Doomsnight garantida com a estreia dos alemães Kadavar em Lisboa, no RCA Club, depois de terem arrebatado o SonicBlast Moledo no ano passado. Para ajudarem à grande festa do stoner rock, tivemos os canadianos We Hunt Buffalo e os nacionais Miss Lava.

Os Miss Lava deram início a uma noite incandescente com um alinhamento engrandecido pelos seus temas mais conhecidos, mas nem só de temas como "The Silent Ghost of Doom" ou "Ride" se perfilou a atuação da banda de Lisboa, uma vez que tivemos o privilégio de escutar temas novos que, segundo o vocalista Johnny Lee, farão parte do próximo trabalho dos Miss Lava. "Fourth Dimension", "In The Mire", "Doom Machine" e "Oracle" foram os poderosos destaques de um concerto apoiado por fãs que compuseram gradualmente o RCA Club e que se manifestaram ainda assim efusivamente perante um dos nomes mais sonantes do panorama nacional e que há muito dá cartas no panorama internacional. Os cerca de 40 minutos de heavy rock n' roll viram o seu término no tema "Don’t Tell A Soul", mas digam a todos que o novo álbum dos Miss Lava promete ser quente!


Os We Hunt Buffalo já são um habitué em terras lusas e, como não podia deixar de ser, escolheram mais uma vez este país adorador de stoner rock para desta feita nos darem a conhecer o seu mais recente álbum intitulado "Head Smashed In". E foi esse o mote de uma atuação replicante: cabeças esmagadas (metaforicamente falando) pela descarga sónica deste trio canadiano. 
Entre o psicadelismo e a força devastadora de temas como o conhecido "Back to the River" ou "Prophecy Wins", do último álbum, todos ficaram a ganhar com esta caçada repleta de fuzz que arrebatou os nossos sentidos.

Do meio de uma atmosfera mística fumegante, quase como tivessem saído de uma máquina do tempo, provenientes dos anos 70, surgiram os Kadavar. Estes gigantes de Berlim dispuseram-se imediatamente bem à frente no palco, com o baterista Christoph "Tiger" Bartelt ao meio, qual fera em transe, a orquestrar a restante avassaladora secção rítmica composta por Christoph "Lupus" Lindemann e Simon "Dragon" Bouteloup. A primeira malha, "Skeleton Blues", tratou logo de abanar os esqueletos dos fãs ávidos por uma boa dose de heavy rock e, na esteira de "Rough Times", o último álbum da banda, com outras bojardas como "Into The Wormhole", o tempo de escuta não se revelou nada difícil perante tamanha força da natureza sonora. Ainda assim, a apoteose deu-se com "Doomsday Machine", um tema já bastante conhecido dos presentes. Mais temas conhecidos se seguiram como "Live In Your Head" ou "The Old Man" e talvez como forma de reconhecimento por parte dos Kadavar, o público teve ainda direito a encore ao som de, por exemplo, "Die Baby Die", tema com refrão orelhudo, e finalmente "All Our Thoughts". Excelente concerto deste trio germânico que provou que já não existem sítios improváveis para o heavy, doom ou stoner, uma vez que estas vertentes do rock têm-se disseminado cada vez com mais força e enquanto assim for, o rock não morrerá.

Texto por Bruno Porta Nova
Fotografia por Anne Carvalho
Agradecimentos: Amazing Events