About Me

Within Temptation cancelam concerto em festival no Líbano


Os Within Temptation decidiram cancelar a sua atuação no festival libanês Byblos Festival, após ter conhecimento de que uma outra banda teria sido obrigada a desistir de tocar devido a uma pressão feita por parte de grupos cristãos. 

A organização do festival viu-se obrigada a cancelar o concerto dos Mashrou’ Leila, banda de indie rock libanesa, de maneira a evitar um possível ataque por parte de grupos religiosos e a manter a segurança. Isto foi motivado pelo facto de estes grupos cristãos admitirem o seu ódio pela banda por, passando a citar, “violarem valores religiosos”: relembre-se que Mashrou’ Leila conta com um integrante gay e as letras da banda giram em torno da igualdade de género e da condenação da violência entre grupos e da homofobia, entre outros. 

Pode ler-se um comunicado oficial na página de Facebook dos Within Temptation, no qual justificam a sua decisão de não atuar, juntando ainda que esta solidariedade para com os Mashrou’ Leila seria um apelo à tolerância e à liberdade de expressão, uma vez que as autoridades libanesas não conseguem assegurar paz e segurança nestes casos. 

A Amnistia Internacional não se conteve em criticar tanto as autoridades libanesas, como o governo. Lynn Maalouf, da direção desta organização para o Meio Oriente, adicionou ainda que foi uma oportunidade perdida do governo libanês para lutar contra a discriminação, escolhendo a saída mais fácil ao invés de tentar assegurar as medidas necessárias para que a atuação pudesse decorrer: trata-se de um evidente crescimento da falta de tolerância no país. 

Os holandeses Within Temptation afirmam ainda que esta sua decisão é feita com muita pena, uma vez que o seu último concerto no Líbano ocupa um grande lugar no seu coração, mas que é impossível compactuar com a intolerância a que a banda libanesa foi sujeita. Ainda assim, esperam regressar quando esta onda se tiver desvanecido. 

Por: Alice Rodrigues da Silva - 06 Agosto 19