About Me

Entrevista aos Lacrimas Profundere


Após mais de três décadas, os Lacrimas Profundere não dão sinais de abrandar. Com o vocalista Julian, os veteranos alemães do gothic metal abraçaram uma energia renovada, combinando as suas raízes góticas com influências mais sombrias, pesadas e modernas.
O seu novo álbum “Lay Me Down O Silent Fear” vê a banda a levar ainda mais longe os seus limites, enquanto explora temas como a solidão, a ligação humana, o medo e as muitas complexidades de ser humano. Nesta entrevista, Julian fala sobre a sua evolução dentro dos Lacrimas Profundere, a liberdade criativa por detrás do novo disco, a sua abordagem às vozes, a importância dos seus concertos ao vivo e os ambiciosos planos que se seguem.

M.I. - Como estás? O teu verão foi muito ocupado e intenso?

Tem sido super ocupado e intenso, e não vai parar tão cedo. Estou na Finlândia durante alguns dias, neste momento, a tratar de uma série de coisas, e depois vou voltar diretamente para os concertos de apresentação do disco. Tem sido incansável, mas o que é a vida senão um sonho?


M.I. - Este é o teu terceiro álbum com os Lacrimas Profundere, certo? Já eras fã da banda antes de te juntares a eles?

Sim. Este é o terceiro álbum que faço com eles. Costumava ouvir Lacrimas Profundere muito cedo. O engraçado é que, no primeiro concerto que dei com a minha primeira banda, quando era miúdo, tocámos na verdade alguns covers de Lacrimas. Eles fizeram definitivamente parte do meu desenvolvimento. Deixei de os ouvir passado algum tempo, provavelmente por volta de “Filthy Notes for Frozen Hearts”, que celebra este ano o seu 20.º aniversário. Depois disso, comecei a avançar, a descobrir muitos géneros diferentes e a explorar a minha voz através de outras influências.


M.I. - Tens mais ou menos a mesma idade da banda. A diferença de idades é estranha? Como é a química entre os membros da banda?

É engraçado. Há momentos em que percebemos que as nossas vidas estão em fases muito diferentes. Ao mesmo tempo, quando conheces o Oliver, apesar da idade dele, ele é praticamente uma criança. Vês que provavelmente é uma das pessoas mais jovens da banda em termos de coração e de mente, o que é maravilhoso. Tivemos tantos momentos e memórias fantásticos. Viajámos juntos, passámos muito tempo juntos, rimo-nos muito e divertimo-nos imenso, por isso a diferença de idades não representa problema nenhum. Há apenas pequenos momentos em que percebes: “Ok, as nossas vidas estão claramente em fases diferentes.” Também existe uma diferença nas nossas influências musicais. Cresci com uma geração de música diferente, e essa é uma das razões pelas quais os Lacrimas são agora uma banda mais híbrida. Existem influências muito diferentes, desde as coisas clássicas até sons consideravelmente mais modernos.


M.I. - Achas que a tua chegada como vocalista mais jovem trouxe mais atenção à banda e atraiu novos ouvintes?

Sem dúvida. Acho que foi uma das coisas mais importantes que aconteceram à banda. (Risos) Quando entrei para os Lacrimas, o Oliver precisava de uma nova faísca. Precisava de sentir que conseguia voltar a subir e fazer musicalmente as coisas que queria fazer há algum tempo, mas que talvez não tivesse conseguido ou tivesse tido receio de fazer. Hoje em dia, cerca de 50 a 60 por cento das pessoas nos nossos concertos são pessoas que nos descobriram recentemente, seja através dos discos mais recentes ou dos festivais onde tocámos. Por isso, existe definitivamente alguma verdade na ideia de que mudar a equação da banda e criar este híbrido de sons mais antigos e modernos trouxe novas pessoas.
Os próprios concertos também são completamente diferentes do que eram. Provavelmente eram mais introspectivos no passado, enquanto agora são muito energéticos, explosivos e ligados ao público. Com a nova formação, os concertos são como a noite e o dia. São poderosos, chocantes e magnéticos. Não importa se alguém faz parte do público metal ou não. As pessoas reconhecem que existe algo que vale a pena ver, e isso torna-as mais abertas a um projeto como os Lacrimas. Acho que todos estes elementos contribuíram para o ponto onde a banda se encontra hoje.


M.I. - Passaram quatro anos desde o álbum anterior, mas durante esse período deram mais de 100 concertos. Essa enorme experiência ao vivo mudou a forma como abordaste o novo álbum?

Definitivamente. Os concertos tornaram-se uma parte muito importante da banda. Os Lacrimas são agora uma banda muito virada para o palco; é uma banda para ser experienciada.
Ao longo dos últimos dois anos, o nosso alinhamento de músicas começou a parecer incompleto. Precisávamos de canções que apoiassem o tipo de concertos que estávamos a dar. Obviamente, temos as faixas lendárias do nosso legado, que provavelmente iremos tocar sempre, mas encontrávamo-nos em situações em que tocávamos em concertos muito mais orientados para o metal e perguntávamo-nos quais seriam as músicas que funcionariam melhor nesse ambiente.
Com este disco, queríamos criar algo que nos desse a energia de que precisamos em palco e nos permitisse ter um alinhamento completo, que pudéssemos realmente percorrer. Se estamos a tocar num festival mais gótico, temos todo o catálogo à nossa disposição. Mas se estamos a tocar num festival mais metal, estas novas músicas dão-nos o alinhamento perfeito para incendiar tudo.


M.I. - Depois de 33 anos, muitas bandas provavelmente sentir-se-iam confortáveis simplesmente a repetir a mesma fórmula. Vocês fizeram o contrário. Houve uma decisão consciente de se desafiarem ainda mais, em vez de simplesmente fazerem outro álbum?

Quando entrei para a banda, os Lacrimas estavam, na realidade, numa posição delicada. O último disco não estava a ter o desempenho esperado e havia muito menos pessoas a ir aos concertos do que há agora. Essa foi uma das razões pelas quais o Oliver estava compreensivelmente receoso de tomar a decisão de me colocar como vocalista. Eu podia ter sido o último prego no caixão da banda. Mas ele arriscou.
Ensaiámos pela primeira vez no Backstage Club, em Munique, onde também vamos dar um concerto de apresentação. O Oliver tinha até receio de voltar a introduzir algumas das partes com screams em “Bleeding the Stars”, porque tinha visto comentários de pessoas a dizer que era demasiado. Mas ele queria fazê-lo, por isso arriscou. Ele sabia que já não podia jogar pelo seguro porque não estava a resultar. As gerações estavam a mudar, a indústria estava a mudar e o mercado estava a mudar. Tudo muda.
Quando entrei, foi provavelmente o momento mais delicado da história da banda, por isso havia muito nervosismo sobre se iria resultar ou se seria a bala final. Mas, resumindo, resultou incrivelmente bem. Tivemos uma excelente fase com “Bleeding the Stars”. Tivemos ótimas críticas, alcançámos melhores posições nas tabelas e começámos novamente a subir. Mais pessoas estavam a descobrir-nos através dos concertos e a perguntar: “Que raio se está a passar? Quando é que os Lacrimas ficaram assim?”
Continuámos a crescer, a avançar e a correr riscos. O Oliver está agora num ponto em que se sente muito confortável a correr esses riscos. Pode dizer: “Vou fazer aquilo que quero fazer musicalmente”, e fico muito feliz por as pessoas estarem a celebrar isso em vez de o rejeitarem.


M.I. - Portanto, juntares-te à banda foi a melhor coisa que aconteceu aos Lacrimas Profundere nos últimos anos?

Foste tu que o disseste, não eu! (Risos) Na verdade, brincamos muito com isso.
Recentemente, estivemos num festival onde o Christopher, o vocalista original, também estava. Somos muito amigos. Gostamos e respeitamo-nos muito e divertimo-nos imenso juntos. Estávamos a falar sobre o disco, e ele disse-me que achava que era um álbum muito bom e que estava muito feliz com as músicas. Depois, o Oliver estava sentado no sofá e disse: “Sabes que mais? Estou tão feliz com este álbum. Acho que é o melhor álbum que fizemos.” Começámos todos a rir porque o Christopher estava ali. O Christopher também se riu e disse: “Bem, é um disco muito bom. Quase o melhor.”
É bonito podermos todos celebrar as diferentes eras da banda. Eu celebro a era do Christopher, e o Christopher celebra esta era comigo. Também me lembro de uma vez no Backstage Club em que o Christopher me disse: “Julian, acho que contigo a banda pode voltar a chegar ao topo.” Isso significou muito para mim porque cresci a vê-lo na televisão. Estou muito feliz por termos conseguido corresponder a isso e por a banda ter crescido tanto.
O crescimento aconteceu passo a passo. Não somos a maior banda do mundo, mas fizemos progressos muito fortes. O Oliver disse-me recentemente que um dos nossos concertos foi o concerto com mais vendas de sempre. Mais tarde, esclareceu que o pico da banda nos primeiros tempos pode ter sido comparável, mas continuou a ser um dos melhores concertos que alguma vez demos. Estou incrivelmente feliz por termos conseguido corresponder depois de o ouvir dizer que a banda está de volta ao topo.


M.I. - Agora que chegaram a este ponto, o que mais podem pedir?

Emocionalmente, é muito gratificante e significa muito para mim. Mas ainda há muito trabalho a fazer. Queremos criar mais reconhecimento em torno do projeto. Os tempos mudaram muito. Quando o Christopher estava na banda, os orçamentos das editoras eram muito diferentes. Havia muito mais dinheiro investido em vídeos e na produção dos álbuns, e o mercado era completamente diferente.
Agora não estamos na mesma situação, mas queremos continuar a crescer e a chegar a mais países. Quero ir a Portugal, aos EUA, a mais lugares na Europa, ao México e a muitos outros lugares. A minha ambição não é apenas levar os Lacrimas de volta ao nível em que a banda estava no seu auge, mas ultrapassá-lo. Quero um dia estar num palco, como cabeças de cartaz, perante milhares de pessoas e que o Oliver sinta que fomos mais longe do que a banda alguma vez tinha conseguido antes. Sou uma pessoa muito ambiciosa. Gosto de me desafiar vocalmente, mentalmente, fisicamente e pessoalmente. O meu próximo passo é criar ainda mais reconhecimento, ligar-me a mais pessoas e fazê-las saber que estamos aqui e que podemos dar um concerto que nunca esquecerão.


M.I. - Os Lacrimas Profundere têm sido comparados a grandes nomes como HIM, The Cure, Slipknot, Dimmu Borgir e Cradle of Filth. Vês essas comparações como um elogio, ou podem tornar-se limitadoras quando estás a tentar criar algo novo?

Parabéns pelas perguntas. Adoro as tuas perguntas!
No início do desenvolvimento enquanto músico, há uma altura em que te sentes muito lisonjeado quando as pessoas te comparam a bandas de que gostas. Depois passas por uma fase em que não queres que te comparem com ninguém porque pensas que és completamente único e individual.
Estou agora numa fase diferente. Compreendo que as pessoas tentem compreender algo através da sua própria perspetiva. Se ouvem uma banda a usar vozes mais graves ou screams, naturalmente vão pensar em determinadas bandas. Todas as bandas que mencionaste fizeram parte do meu desenvolvimento. Não rejeito as comparações, mas também não me comparo realmente com elas. O que tentei fazer foi criar um híbrido de tudo aquilo de que gosto. Às vezes, as pessoas esquecem-se de que todas as suas bandas favoritas também são híbridos de diferentes influências. É simplesmente assim que criamos e aprendemos.
Os Slipknot, por exemplo, são uma das minhas bandas favoritas. O Corey Taylor é uma das minhas maiores influências, tanto como artista como compositor. Também admiro muito os Avenged Sevenfold. HIM é uma banda de que todos gostamos; fez parte da nossa infância e tem um trabalho melódico muito específico e bonito. Também adoro Bring Me the Horizon.
O que faço é criar híbridos. Expando a minha voz tanto quanto consigo, desafio-me a fazer coisas que nunca fiz antes e tento criar novas cores e combinações. Gosto de imaginar o que poderia acontecer se juntássemos uma banda a outra e depois acrescentássemos algo completamente diferente por cima. É assim que vejo essas comparações: pessoas a tentarem compreender-te através da sua própria perspetiva.


M.I. - A tua voz é uma parte importante da identidade deste álbum. Alternas entre o canto gótico limpo e momentos mais sombrios. Abordaste a gravação com a ideia de explorar deliberadamente toda a extensão da tua voz?

Uma das partes mais características da minha carreira como cantor é o facto de sempre me ter desafiado a perguntar: “O que mais consigo fazer? Que nova textura posso criar? Que nova cor posso trazer? Como posso misturar todas estas coisas?”
Este é o primeiro disco em que gravei no meu próprio estúdio, na Finlândia. Depois dos dois álbuns anteriores, senti que já tinha tido o suficiente do processo de entrar num estúdio e fazer tudo à pressa por causa das limitações de tempo. Algumas músicas não estavam completamente terminadas e algumas letras não estavam totalmente prontas, e foi chocante para mim chegar de repente ao microfone sem saber exatamente como deveria ser uma música. Não gostei dessa sensação, por isso desta vez decidi gravar no meu próprio estúdio e fazer as coisas à minha maneira. Queria ter tempo para analisar cuidadosamente as músicas, escrever partes adicionais quando necessário, criar as harmonias e decidir exatamente como queria que tudo soasse. Queria explorar todas essas texturas porque a música e a arte são muito mais do que simplesmente acertar na afinação, no timbre e no tempo. Trabalhei neste disco da forma como normalmente trabalho na minha própria música.
Também acrescentei alguns elementos de pós-produção que normalmente não são utilizados e prestei atenção a muitos pequenos detalhes, moldando e esculpindo tudo vocalmente. O meu principal objetivo era ter controlo sobre o som e concebê-lo da forma que queria, em vez de ter de aceitar algo por falta de tempo ou de concentração.


M.I. – Porque assim consegues realmente ouvir aquilo de que cada música precisa e decidir se requer algo mais gutural, limpo ou melódico?

Exatamente. As vozes limpas, por exemplo, não são simplesmente vozes limpas genéricas. Gosto de vozes que tenham expressão. Sou obsessivo até com a forma como ataco a primeira palavra. Por vezes mudo uma palavra simplesmente porque outra palavra tem um som que me dá um ataque mais forte. Trata-se de equilibrar o trabalho lírico com a intenção que quero criar vocalmente.
Peguemos em “Days of Doom”, por exemplo. A primeira nota que canto no refrão desce e mistura-se perfeitamente com o kick, criando um impacto muito firme. Não é simplesmente uma voz limpa e aguda; há muito sofrimento e espessura nela. Tudo é concebido para servir a música.
“O Silent Fear”, por exemplo, tinha uma secção que não tinha sido escrita. Lembro-me de estar a meio da noite, por volta das 4 da manhã, sem conseguir dormir porque estava a pensar no disco. Entrei na cabine vocal, ouvi aquela parte e pensei: “Falta aqui qualquer coisa.” Havia screams por todo o lado e, embora a secção fosse muito emotiva, faltava qualquer coisa. Por isso escrevi a letra e criei uma melodia mais emocional para essa parte. Não queria deixá-la inacabada simplesmente por falta de tempo.


M.I. - “Days of Doom” é a faixa de abertura do álbum, e descreveste o seu som como um murro. Escolhê-la como faixa de abertura foi deliberado, para mostrar imediatamente aos ouvintes que não iam receber aquilo que esperavam?

Sem dúvida. Queríamos começar com “Days of Doom” porque estabelece o ritmo e a atmosfera perfeitos para entrar no mundo do disco. “Silent Fear” tem uma sensação muito apocalíptica. Quando prestas atenção às letras, especialmente nos versos, existem estas imagens ancestrais. Muitas vezes escrevo letras baseadas em pinturas que tenho na minha mente quando estou a pensar numa música. Tento descrever figuras, lugares e personagens através das letras.
“Days of Doom” é, por isso, a introdução perfeita ao mundo, à sensação e à atmosfera que queríamos para o disco. O refrão é muito épico e cresce a cada repetição à medida que acrescento mais vozes, acabando por criar algo semelhante a um coro a anunciar os dias da desgraça. Foi por isso que a escolhemos. Acho que abre perfeitamente as portas para o mundo de “Silent Fear”.


M.I. - Os temas centrais do álbum parecem girar em torno da solidão, da perda e de um desejo desesperado de proximidade humana. Até que ponto te identificas pessoalmente com isso?

Sou uma pessoa muito isolada. Vivo na Finlândia e, nesse sentido, sou quase o finlandês adotado perfeito. Vivo praticamente na floresta e, obviamente, fica muito escuro aqui. Também sou uma pessoa muito introspetiva. O meu irmão é filósofo, por isso, desde muito cedo, falámos e discutimos muitos assuntos, olhando para a humanidade e tentando compreender o que está a acontecer à nossa volta.
Existe uma camada muito grande na ideia de desconexão social. Com músicas como “Nevermore”, por exemplo, existe a ideia de que nunca tivemos a intenção de agir como inimigos, mas, ao mesmo tempo, existe a sensação de que as pessoas não precisam de compreender tudo. Acho que os seres humanos são extremamente complexos, mas muitas vezes tentamos criar versões de nós próprios que sejam comercializáveis, porque é assim que o mundo funciona. Defendo abraçarmos tudo aquilo que nos torna humanos e abordarmo-nos não apenas através da felicidade e da luz, ou através do sofrimento, do medo e da solidão, mas através de todas as diferentes tonalidades e variedades que temos.
A nível pessoal, não é necessariamente que me sinta sozinho ou com medo. Tem mais a ver com aquilo que vejo a acontecer no mundo e com a complexidade dos seres humanos. Claro que existem momentos muito difíceis em que nem sequer sabemos se queremos continuar por aqui, mas isso também faz parte de tudo. A nostalgia, por exemplo, é um sentimento muito interessante. Não é simplesmente errada, má ou negativa; tem muitas camadas.
O medo é outro exemplo. É uma faca de dois gumes. Pode impedir-te de fazer algo que poderia tornar-se a melhor coisa da tua vida, mas também pode impedir-te de cometer um dos maiores erros da tua vida. Depende da forma como navegas por todas estas coisas. O álbum mergulha profundamente nas diferentes camadas da humanidade. É aí que entram músicas como “Veil XV”. Lida com as diferentes camadas de uma pessoa e com a forma como tentamos criar versões comercializáveis de nós próprios para coexistirmos com o mundo. Por vezes contornamos determinados sentimentos ou pensamentos, mas acho que deveríamos ser mais capazes de explorar tudo aquilo que somos.


M.I. - Qual é a tua música favorita do novo álbum?

Essa é uma pergunta muito difícil. Acho que “Nevermore” ocupa um lugar especial no meu coração. Para mim, é a mistura perfeita entre o mundo gótico que adoro e o rock alternativo e o metal alternativo do final dos anos 90 e início dos anos 2000.
Também gosto muito de “A Sinful Desire”. Tem uma harmonia muito sombria e quase tudo aquilo em que trabalho tem uma forte camada de escuridão. Adoro essa faixa, embora tenha um pequeno trauma com a secção C e a pausa porque gravei algumas coisas que acabaram por não entrar no disco. A banda tornou essa parte muito mais intensa, e adorei o que fizeram com ela.
“Days of Doom” também foi a minha favorita a certa altura durante a gravação. Lembro-me de pensar: “Uau, isto é do melhor.” Depois gravei músicas como “Faceless” e “Arcane Promises” e fiquei igualmente entusiasmado com elas. É isso que tento alcançar quando crio e gravo: quero ficar entusiasmado comigo próprio e ficar ansioso por ouvir o próximo pequeno detalhe.


M.I. - Quais são os planos agora? 

Vamos fazer alguns concertos de apresentação dentro de algumas semanas. O primeiro será em Weinheim, a 25 de setembro, o segundo em Madgeburg a 26 e Munique a 30 de setembro. Nesses concertos, teremos uma sessão de autógrafos antes e passaremos mais tempo com as pessoas, a falar sobre o disco e as músicas e a ter um pouco mais de contacto direto do que normalmente acontece nos concertos de headline.
O Oliver e a banda em geral são muito tímidos. Eu não sou. Apesar de ser uma pessoa muito isolada, existe outra parte de mim que ganha vida em palco. 


M.I. - Transformas-te quando estás a fazer aquilo que amas, a cantar e a conhecer os fãs.

Sou Gémeos, por isso tenho bastante dessa dualidade, e ela também se reflete na minha voz. Existe muita dualidade naquilo que faço.


M.I. - Vão fazer uma digressão para promover o novo álbum?

Estamos a trabalhar com uma nova agência de booking, da qual estamos muito orgulhosos. Ficaram interessados na banda porque acreditam em nós e viram aquilo de que somos capazes em palco. Existe uma sensação muito boa em torno do novo disco na indústria. Recentemente chegámos ao número     três no Top 10 da rádio Rock Antenne, em Munique e na região da Baviera, o que também se deve a todos os que me apoiam pessoalmente e apoiam a banda.
A nova agência de booking já está a trabalhar arduamente para nos levar a novos festivais onde nunca tocámos, incluindo alguns maiores. Esperemos que consigamos chegar a cada vez mais países. Vai ser uma época muito ocupada, mas muito entusiasmante. Todos os que se ligarem à banda podem esperar alguns dos concertos mais energéticos, chocantes e impressionantes que alguma vez viram.

For English version, click here
Ouvir Lacrimas Profundere, no Spotify

Entrevista por Sónia Fonseca