About Me

Final Coil - "The World We Left Behind for Others" Review


É já com um ligeiro atraso que este novo trabalho dos Final Coil nos chega às mãos. A sua qualidade, no entanto, merece uma apreciação da nossa parte, que vai com certeza aguçar o interesse sobre este novo álbum, principalmente aos amantes de pós rock e/ou rock progressivo.

“The World We Left Behind for Others” foi o título dado por este jovem grupo inglês, ao seu novo disco e logo por aí podemos descortinar que a preocupação com a humanidade e o nosso planeta é explorada pelas letras da maioria dos 12 temas que o compõem. Este longa-duração é já o terceiro trabalho deste conjunto, que se iniciou em 2015, com o EP “Closed to the Light”, para em 2017 surgir com o seu LP “Persistence of Memory”, muito acarinhado pela crítica.

Estes talentosos músicos não escondem as suas influências e são os próprios a afirmar que se “alimentam” um pouco do som de bandas consagradas, tais como: Riverside, Tool e Alice in Chains. O som é claramente progressivo, muito completo e experimental. Ainda assim conseguimos facilmente perceber aquele “encostar” ao grunge, feito em alguns dos temas. Nuns mais, noutros menos, nalguns não se verifica de todo. Curiosamente, é precisamente no primeiro single, que essa “colagem” se torna mais evidente. “The Last Battle” poderia perfeitamente figurar num qualquer álbum de Alice in Chains, e eles não ficariam envergonhados por isso de certeza, pois é uma bela malha.  

O início deste álbum é feito por uma música instrumental. Quase dois minutos que nos deixam curiosos para o que aí vem, expectantes. A faixa que se segue confirma o valor do que estamos a escutar, nada mais do que a já falada “The Last Battle”. De seguida temos talvez o tema mais rápido de todo o álbum, “Scattered Dust”, para sofremos uma mudança brusca logo de seguida, com as guitarras a arrastarem-se numa nova composição instrumental, “Take Me for a Walk”. 

Por esta altura já nos apercebemos que é clara intenção destes jovens músicos, apostarem na diversidade. Os temas não se repetem e “Empty Handed” volta a dar-nos um cheirinho de grunge, para um pouco mais à frente sermos brindados com “Convicted of the Right”, que nos faz lembrar os Tool. Temas rápidos, temas mais calmos, como “Imaginary Trip”, vão-se sucedendo ao longo de todo este álbum que termina com a faixa que lhe dá nome. E que final! O tema “The World We Left Behind for Others” é uma autêntica viagem de montanha russa com 10 minutos de subidas, descidas e mudanças de direção vertiginosas, para terminar calmamente.

Concluindo, podemos afirmar que esta ambiciosa banda tem aqui um belo trabalho do qual se deve orgulhar. A harmonia existente entre os quatro elementos da banda é notória a nível instrumental. O auxílio que Richard Awdry presta ao vocalista principal e fundador da banda Phil Stiles, também ajuda a que isso aconteça. Resta informar que as influências de que fomos dando conta não são mais que isso, apenas influências. Fazem-nos lembrar esta, ou aquela banda, mas a composição é 100% Final Coil e toda ela muito boa. As músicas não foram feitas apenas com o propósito de encher o álbum, mas para durarem no tempo.

Nota: 8.9/10

Review por António Rodrigues