About Me

Excalion - "Emotions" Review


Formados em dezembro de 2000, os Excalion têm neste "Emotions" o seu quinto longa-duração. Os finlandeses respiram Power Metal, envergando assim a tradição melódica, ritualizada no Norte da Europa, onde bandas como os seus "conterrâneos" Stratovarius e Sonata Arctica, são reis e senhores absolutos, dentro do sub-género já mencionado.

As "emoções" começam com "Trust", um tema forte, pesado q.b. e que funciona como uma excelente introdução ao disco. "Sunshine Path" começa com aquele teclado enfadonho, num estilo demasiado Pop, completamente descartável. O disco volta ao encontro do peso/melodia em "Lost Control".

Como uma formação de Power Metal, não é formação, sem aquela balada da praxe, os Excalion presenteiam-nos um tema bem forte e dos mais competentes do álbum, intitulado "Solitude".  O tema tem detalhes excelentes da guitarra acústica de Aleksi Hirvonen e a voz mais do que aprimorada de Markus Lang está a um nível bem acima da média. Lang faz lembrar por vezes, ou quase sempre, Mark Hietala, baixista dos também finlandeses Nightwish e segunda voz da sua banda.

"Nightmariner" traz um teclado magnificamente bem trabalhado, por parte de Jarmo "Jappe", ele que é um dos membros fundadores, a par do baterista Henri Pirkkalainen. "The Golden Horde" continua o nível evidenciado, com um refrão bem forte e melodioso. A melhor malha do disco, na minha opinião, "I Left My Hearth at Home", é aquela faixa que a editora deve exigir, para ser lançada nas rádios finlandesas. O álbum finaliza com "The Mercy Racers", "Callsigns" (o tema mais longo de "Emotions") e o tema bónus "Deep Water".

"Emotions" não é uma obra-prima, mas é um trabalho bem consolidado destes finlandeses, que nunca deixam de se manter fiéis à escola melodiosa que praticam.

Nota: 7.5/10

Review por Lisandro Jesus