About Me

Karseron - “Nail Your God Down” Review


Uma verdadeira pérola chegou-nos recentemente às mãos. Trata-se do último trabalho dos Karseron, lendária banda de death/black metal oriunda de Évora. “Nail Your God Down” é o nome deste registo e estamos a falar de uma demo (limitada a 100 cópias), com data de 2017. Apesar de estarmos quase a terminar o ano de 2019, não vale sequer a pena falar em anacronismo e já explicaremos porquê.

Presentemente, os Karseron contam apenas com um dos seus membros fundadores, o guitarrista Gualter, mas, a avaliar pela qualidade dos temas que compõem esta demo, parece evidente o empenho de toda a formação em manter a banda viva, envolta em negritude. Também é verdade que estes rapazes já são crescidinhos, a banda foi criada em 1992, tendo por isso maturidade suficiente, que se reflete na composição dos temas.

O som destes eborenses parece comprometido em manter-se cru, típico dos anos 90, sem muitas misturas ou experimentalismos, porque é assim que eles querem soar. Não existem teclas nas suas composições, excetuando no “intro” e no “outro” e também pequenos excertos de filmes no início de um ou de outro tema, mas nada mais que isso. Como é facilmente verificável pelo título do trabalho, este aborda assuntos religiosos, sobre uma perspetiva muito black metal, por onde os Karseron gostam de viajar.

Não existe um fio condutor ao longo deste trabalho, ou melhor, talvez exista, mas não se encontra fixo, movendo-se entre as composições e levando-as consigo para o death metal em “I Bleed (For You, Never Again)”, ou entrando no black metal com “Evil Forces”. Todas as músicas desta demo são brutas e agressivas e isso não significa apenas que sejam rápidas. As vocalizações são fortes, com todos os instrumentos a estarem à altura, imprimindo a solidez necessária.

Os Karseron continuam detentores de uma sonoridade que não fica a dever nada, a muito do death e black metal que se faz em Portugal e não só. Nota-se firmeza e regularidade nos cinco temas que constam neste registo, a que se juntam uma faixa “intro”, e outra “outro”. O tempo de duração deste trabalho é de apenas 34 minutos, mas são 34 minutos de qualidade, que qualquer apreciador do género vai de certeza gostar. Vamos esperar poder encontrá-los em mais concertos e também, já agora, que alguém aposte neles para que a sua música possa chegar a ainda mais ouvintes.

Nota: 8.1/10

Review por António Rodrigues