About Me

Entrevista aos Metal de Facto

Os Metal de Facto são uma banda finlandesa de Heavy/Power Metal formada em 2017 por Esa Orjatsalo (Bloody Hell, ex-Dreamtale) e Sami Hinkka (Ensiferum). O Esa Orjatsalo, tocava na banda finlandesa de Power Metal Dreamtale e compunha músicas com a ideia de um dia fazer um álbum dedicado ao tema Roma. Conheceu outro entusiasta do Power Metal, o baixista Sami Hinkka, enquanto este era técnico de guitarra da banda de folk metal de Sami, os Ensiferum. O projeto começou após muitas horas de estrada e de muito falarem. Da ideia de fazer apenas um álbum temático... nasceu uma nova banda! O seu primeiro álbum, "Imperium Romanum", mergulhará na Roma antiga e nas suas muitas histórias e lendas!

M.I – Gostaria de começar com a frase "Make Power Metal Great Again". Como vês o Power Metal nos dias de hoje?

O Power Metal percorreu um longo caminho desde as suas origens. É um estilo muito versátil e influenciável para as bandas. Isso não é mau, no entanto, em muitos casos, existem bandas que repetem o que já foi feito, portanto o poder original e perigo no género tornou-se uma sombra do que este género já foi. O nosso objetivo é trazer de volta a sua antiga glória!


M.I – Existe comparação entre o agora e o antigamente em relação às tournées?

Isso saberemos quando começarmos a tocar nos concertos para o próximo ano com toda a banda! Anteriormente, três dos membros da banda, percorreram a Europa com os Ensiferum em acústico, para espalhar a palavra sobre a conceção dos Metal De Facto. No entanto, agora é hora de dar a todos o tão esperado projeto!


M.I - É importante para a banda reinventar o seu estilo e imagem? É também parte do processo criativo?

Isso é importante, porém, queremos evitar que isso interfira no nosso objetivo original, honesto e contundente perante os nossos seguidores. Vai ser muito interessante ver o que o nosso segundo álbum trará com essa junção!


M.I - Como conseguiram os Metal De Facto manter o seu nome num mundo que para muitos é uma ilusão?

O nome da nossa banda significa "metal na sua essência", porque queremos apresentar o verdadeiro “metal” naquilo que fazemos.


M.I - Qual foi a maior inspiração no processo de escrita?

Realizar os nossos objetivos musicais e trazê-los à vida através dos muitos contos da Roma Antiga, foi definitivamente muito inspirador, conseguir juntar tudo, no álbum. Tal como as ideias musicais e líricas que vieram sempre de forma interessante decidir qual o contexto que estavam a seguir.


M.I - Fala-me sobre o novo álbum.

“Imperium Romanum” é um álbum temático baseado em vários eventos históricos que ocorreram na Roma Antiga, que vão desde o conto de Rómulo e Remus, o assassinato de Júlio César, festas romanas, o grande fogo de Roma e o todo-poderoso Deus Júpiter. A música apresenta uma variedade de clássicos de Power Metal trazidos de volta à vida, incluindo melodias crescentes, coros enormes, solos de guitarra e teclado e, claro, uma sonoridade poderosa.


M.I - Qual a música que descreveria o melhor momento da banda?

É uma pergunta difícil, mas talvez "The Conqueror" é o hino que configura todo o álbum, unifica a mensagem da banda e inclui algo de todas as nossas perspectivas musicais. 


M.I - Como será a tour "Imperium Romanum"?

 Saberão em breve! (risos)


M.I - Existe algum lugar que ainda não visitaste e gostarias de conhecer no futuro?

Gostaríamos muito de ir até onde os nossos fãs quiserem! 


M.I – Gostarias de deixar uma palavra aos fãs?

Os nossos humildes agradecimentos! Agradecemos a todos que nos apoiaram até agora e mantiveram a bandeira do Metal De Facto no alto. Vamos tornar o Power Metal ótimo novamente!

For English version, click here

Entrevista por Susana Galveia