About Me

DragonForce - "Extreme Power Metal" Review


É já do passado ano este novo álbum dos DragonForce, mas ainda vai muito a tempo de receber a minha modesta opinião sobre ele. Ainda que originária de Londres, esta banda é composta por músicos que são, todavia, provenientes de outros países tão distintos como é o caso de Nova Zelândia ou África do Sul. A música que tocam é power metal e já o fazem desde 2001- como DragonForce, pois antes ainda usaram durante dois anos o nome DragonHeart.

Extreme Power Metal é já o seu oitavo álbum de originais e quem estiver familiarizado com os seus anteriores trabalhos, vai certamente gostar deste também. Muita melodia produzida por duas guitarras rapidíssimas que parecem querer competir entre elas, o que parece ser a imagem de marca desta banda. Estas são auxiliadas por teclas que criam um ambiente propicio a esse duelo. A bateria é tocada a um ritmo avassalador, mesmo muito rápida e não apenas num ou outro tema, mas de forma transversal a todo o álbum.

Com um conjunto de excelentes músicos, os DragonForce oferecem-nos neste novo trabalho um conjunto de nove temas que até podem não ter muito de original, mas que são diversificados o quanto baste para fazer com que o álbum se torne apetecível no seu todo. “Remembrance Day”, um dos últimos temas, é sem dúvida o mais calmo de todo o conjunto e parece ter sido estrategicamente colocado no fim, para que dessa forma não quebre o ritmo que predomina neste álbum.

“Highway to Oblivion” é o tema que abre "Extreme Power Metal" e fá-lo de forma alegre. Essa é também uma das características desta banda. A sua música transmite uma certa alegria que é facilmente verificável, principalmente nos coros e nos solos de guitarra. Mais ingredientes para uma receita de sucesso, quando acima de tudo o que se pretende é entreter. Uma palavra também para Marc Hudson, detentor de uma poderosa voz que oferece muito à sonoridade dos DragonForce, o que se pode confirmar em temas como “The Last Dragonborn” ou “In a Skyforged Dream”. Falta aqui falar ainda do baixista, por isso peço-vos que oiçam o início de “Troopers of the Stars” e tirem as vossas conclusões. Simplesmente genial, no meu entender. 

A faixa “Strangers” tem um cheirinho a anos oitenta e volto a falar em “The Last Dragonborn” porque, embora não tenha o ritmo habitual dos temas de DragonForce, é uma poderosíssima malha de power metal. De resto, muita fantasia nas letras das músicas, como de resto é habitual neste estilo. Falta-me ainda falar na décima faixa deste álbum que é nada mais, nada menos que uma cover de “My Heart Will Go On”, o célebre tema da banda sonora do filme “Titanic” que ficou imortalizado na voz de Celine Dion. Engraçado, poderão dizer alguns, desnecessária na minha opinião.

Caso estas minhas parcas palavras possam ter despertado o vosso interesse sobre este novo álbum dos DragonForce, ao ponto de pensarem em adquiri-lo, lembro-vos que está disponível uma edição japonesa com um tema extra.

Nota: 8.3/10

Review por António Rodrigues