About Me

Leeched - "To Dull the Blades of Your Abuse" Review


Ainda está fresquinho este novo álbum dos Leeched. Lançado no passado dia 31 de janeiro, "To Dull the Blades of Your Abuse" tem tudo para ser um digno sucessor de "You Took the Sun When You Left", primeiro álbum da banda. Com apenas três anos de existência, este trio de Manchester tem-se mostrado bastante produtivo, pois, a juntar a estes dois trabalhos já referidos, existe ainda um EP, lançado no ano de 2017.

Hardcore é o que eles nos trazem, mas não um hardcore tradicional, longe disso. O seu som está cheio de misturas, procurando ser moderno. Eles parecem não ter medo de experimentar e adicionar novos sons à sua música. Se já o tinham feito no álbum anterior, essa ideia foi levada um passo mais à frente neste novo trabalho.

Com muita distorção de guitarra, uma voz que transmite toda a sua raiva e uma batida forte, que pode também levá-los a entrar nos terrenos do grind, encontramos a sua impressão digital, que é aquele som caracteristicamente industrial, em muitos dos seus temas. Como por exemplo “Earth and Ash”, que já tem direito a vídeo. Segundo os próprios, estas músicas pretendem estar interligadas, provocando a sensação de continuidade a quem as ouve. A genuinidade das composições é também algo que se percebe neste álbum, para isso contribuiu o facto de grande parte dos temas ter sido escrito já com a banda em estúdio. Essa pressa é percetível e não os envergonha, pelo contrário, ficaram bastante orgulhosos com o resultado de terem sido obrigados a compor quase a contrarrelógio, com todo o stress que daí proveio.

As letras dos temas abordam a sociedade e apontam-lhe o dedo em jeito de crítica, mas tudo na primeira pessoa, pois retratam as vivências dos três elementos da banda. Já a música, essa continua bruta, se bem que ao compará-la com o primeiro álbum esteja ligeiramente mais polida. “I, Flatline” é já o segundo single de avanço para este álbum e é a faixa onde se encontra alguma melodia, mas parece estar lá apenas para contrastar com a violência que domina todo este trabalho dos Leeched.

A banda tem de estar bastante orgulhosa com "To Dull the Blades of Your Abuse", que é um álbum bastante direto. Dez faixas capazes de mexer com os ouvintes, dando-lhes um poderoso abanão. Existe assim muita vontade deste trio se fazer à estrada, tendo já uma série de espetáculos agendados, dentro e fora do seu país, que visam a promoção deste trabalho.

Nota: 8.2/10

Review por António Rodrigues