About Me

Reportagem: W:O:A: Metal Battle Portugal - Sadistic Overkill, Thünndress e Boulder @ Metalpoint, Porto - 24/01/2020


Eliminatória para a região norte, das conhecidas Metal Battles que permitem a um grupo aceder a um dos palcos do Wacken Open Air, em agosto, com uma final a disputar em abril, no SWR de Barroselas. Neste ano, claramente a qualidade dos grupos esteve abaixo do normal, e facilmente, grupos não vencedores em outras edições teriam suplantado qualquer um dos presentes.

Os Boulder, trouxeram um heavy rock claramente inspirado na fase inicial de Black Sabbath, com uma abordagem muito bluesy que os afasta claramente do rótulo stoner. Faixas estruturadas, evitando cair no riff de duração infinita, mas ainda muito para limar, desde a presença em palco até à diversidade dos temas. Tecnicamente um trio com bastante potencial.

Thünndress apostaram no Heavy Metal tradicional, entre o power mais fraquinho e o revival, copiam a postura e mostraram um guitarrista que aposta bem no shredding. Primeiro concerto, revelou algumas inconsistências e estava mais para atuação na garagem que para uma eliminatória de um concurso. Embora com bastante amigos presentes, claramente se percebeu que entre os restantes não conseguiram novos seguidores. Um daqueles exemplos de quem tinha tudo para ser o grupo da noite e acabou na posição contrária.

Falando de amigos, Sadistic Overkill, claramente jogavam em casa, desde logo pela sala que encheu para os ver. Partilhando dois elementos de Boulder e com alguns músicos conhecidos da cena portuense, ofereceram um concerto interessante dentro do thrash/death, pensando no cartaz que a noite oferecia. 
No resto, muito longe de outros nomes portuenses como Pestifer ou Vectis, revelando aqui a qualidade da eliminatória em que claramente foram os melhores, entre menos bons.


Texto e fotografias por Freebird
Agradecimentos: SWR Inc.