About Me

Entrevista aos Gomorra


Os Gomorra, anteriormente conhecidos como Gonoreas, preparam-se para o lançamento do seu primeiro álbum, pelo que aproveitámos esta oportunidade para falar com Damir Eskic (guitarrista principal). Entusiasmado e, ao mesmo tempo, desapontado devido às circunstâncias atuais, Damir não parece perder a esperança. Fiquem com as suas respostas.

M.I. - Desde já os nossos cumprimentos da equipa da Metal Imperium, em Portugal! Esperamos que esta entrevista vos encontre sãos e salvos, dada a situação atual em que vivemos. Como estão os Gomorra?

Olá, obrigado por perguntarem! De momento está tudo bem com todos os membros, estamos apenas à espera para ver quando é que toda esta loucura vai parar…


M.I. - Portanto, Divine Judgement será o primeiro álbum sob o nome recentemente adotado: Gomorra. Para os mais desatentos em relação a esta mudança, anteriormente a banda era conhecida pelo nome Gonoreas. Além da mudança óbvia no nome, que outras alterações se podem verificar em comparação com o último álbum, “Minotaur”?

Tendo em conta que temos novos membros, passámos a nossa sonoridade para algo mais pesado e sombrio, com algumas partes thrash. “Minotaur” apresentava partes longas e épicas. Agora, apresentamos partes mais curtas e mais enérgicas…


M.I. - Fala-nos sobre a faixa “Gomorra”, incluída também no novo álbum. Em que medida é que esta faixa está ligada ao novo nome?

Esta foi uma das primeiras ideias que tivemos. Trata-se de um novo produto, uma nova banda e uma das principais faixas é “Gomorra”. Quando começámos a compor, perguntámo-nos “o que podemos fazer”? Por isso, surgiu a ideia de criarmos todo o álbum à volta de um único tema, incluindo o fim da cidade de Gomorra…


M.I. - Até agora, qual é a reação geral aos novos videoclips lançados, nomeadamente para “Flamed of Death” e “Gomorra”?

As reações são excelentes e estamos muito satisfeitos com todos os comentários e reações! E as reações são oriundas de toda a parte, o que é algo que nos deixa verdadeiramente felizes.


M.I. - “Divine Judgement” parece conter algumas faixas em referência a cidades bíblicas. É este um dos principais temas do álbum? O que vos inspirou durante o processo de criação? Que influências são percetíveis neste novo álbum?

Sim, é um tema baseado na destruição da cidade bíblica de Gomorra. Por isso, independentemente de isso ter ou não acontecido, é um bom tema. Mais ainda, quando olhamos para o que está a acontecer agora em todo o mundo…


M.I. - “Diving Judgement” pode ser visto como um ponto de viragem para a banda, principalmente tendo em conta a mudança no nome? O que motivou esta mudança?

Quando integrámos os novos membros, falámos e tomámos a decisão de passar a um estilo mais pesado e simultaneamente mais sombrio e melódico. Um bom amigo, que também participou numa grande parte da gestão dos Gomorra, ajudou-nos com todos os processos e deu-nos a dica: “Vá lá, seria ótimo apelidar a banda de Gomorra!”. Gomorra é também ótimo para grandes temas. Assim, podemos trabalhar de uma forma positiva quando temos um grande nome para a banda. O amigo que referi está também a verificar se o nome se encontra reservado ou comercialmente registado para que fiquemos com este nome. Com a mudança do nome, surgiu também a mudança na nossa sonoridade.


M.I. - Quão entusiasmado estás para este lançamento? Além disso, não podemos deixar de fazer esta pergunta, mas tendo em conta todos os problemas que temos vivido com o novo Coronavírus, isto é algo que, na tua opinião, pode afetar o lançamento do novo álbum ou também possíveis espetáculos para o futuro?

Adiámos o lançamento para 22-05-2020. Esperemos que esta situação esteja mais controlada em maio de 2020. Estávamos a trabalhar em relação a uma tour em dezembro, mas agora tudo foi cancelado. Penso que “Divine Judgment” (Julgamento Divino) é um ótimo título que se adequa perfeitamente a este momento.


M.I. - 6 álbuns mais tarde e 26 anos depois do início de tudo, como descreves a tua jornada até aqui? O que se segue para os Gomorra?

Estamos abertos a tudo e, por agora, estamos focados naquilo que podemos fazer no futuro, até porque também atuo como guitarrista nos Destruction e trabalho com a banda da minha esposa, as Burning Witches. No entanto, creio que é também um novo começo para os Gomorra, por isso, mantenham-se atentos! Há muito mais a caminho, com certeza!


M.I. - Relativamente às bandas de Heavy Metal na Suíça, vocês por exemplo têm-se mantido no panorama há já algum tempo (desde 1994), mas outras bandas como Bölzer, Schammasch e as Burning Witches, que são igualmente originárias de Brugg, têm subido até ao topo. A que se deve o nascer desta nova geração de bandas suíças de Heavy Metal?

Uau, essa é uma pergunta difícil. Tenho tocado Heavy Metal há já bastante tempo, mas estabelecer contactos e conseguir conhecer pessoas mais importantes é um começo. Durante muito tempo, apenas ensaiava e fazia tudo para mim mesmo. Estas bandas de nova geração quando surgem entram em contacto com as pessoas certas, por isso recebem logo muito mais atenção. Penso que essa é a principal diferença de há uns anos atrás para agora. Além disso, penso que é mais fácil de seguir uma banda com um som mais pesado, como é o caso das bandas de Black ou Death Metal. 


M.I. - Na Suíça nasceram muitas grandes bandas e é um país que continua a atrair a atenção de lendas do HeavyMetal, como o caso de Schmier (Destruction), por exemplo. Na verdade, existe uma faixa na qual trabalharam juntos no passado: The Mask of Shame. Qual é a sensação de alcançar este feito? É algo que podemos esperar também para futuros projetos?

O Schmier é alemão, vive junto à fronteira com a Suíça e também nós vivemos junto à fronteira com a Alemanha. Por isso, sim, foi ótimo trabalhar com ele para The Mask of Shame. E ele adora boa música! Creio também que não será a última vez que trabalhámos com ele em alguns destes projetos, porque ele quer dar o seu contributo e fazer boa música.


M.I. - Depois de toda a poeira assentar relativamente ao vírus que tem ditado o afastamento de tudo e todos por razões óbvias, podemos esperar alguns espetáculos em Portugal?

Espero mesmo que seja possível realizar uma tour também com os Gomorra. Estávamos a trabalhar numa tour em dezembro, mas agora todos os planos foram arruinados porque todas as tours estão a ser reagendadas para o inverno. Por isso, neste momento, não sei, talvez para a primavera de 2021, mas isto sou eu a falar hipoteticamente…


M.I. - Há algo que queiras dizer aos fãs?

Estejam atentos e comprem o primeiro álbum dos GOMORRA, Divine Judgement!


M.I. - Damir, muito obrigado por nos concederes esta entrevista, foi uma honra enorme. Desejamos-vos o melhor e a maior das sortes com o lançamento do novo álbum. Mantenham-se protegidos e continuem o bom trabalho!

Muito obrigado por esta entrevista, passem bem e mantenham-se protegidos. Até à próxima!

For English version, click here

Entrevista por João Guevara