About Me

Entrevista aos Ignea


"Era uma vez ..." poderia ser a introdução deste álbum, em forma de conto de fadas. Helle Bogdanova, vocalista, e Evgeny Zhytnyuk, teclista, conversaram com a Metal Imperium sobre o prazer de gravar “The Realms Of Fire And Death”, o novo álbum, as suas curiosidades e muito mais. Vamos conhecê-los!

M.I. -  Podes apresentar-te, dizer o que fazes na banda e falar um pouco da história dos Ignea, por favor? Quais são as tuas influências?

Helle - Claro! Eu sou a Helle, vocalista dos IGNEA. Faço todas as partes vocais, a maioria das letras e todas as tarefas de gerenciamento e promoção da banda. Evgeny, o teclista, é responsável pela música e também pela direção do desenvolvimento da banda, através da perspetiva musical. Também foi ele quem fundou a banda em 2011. No entanto, o seu desenvolvimento ativo começou em 2013, que também foi o ano do lançamento do nosso primeiro EP "Sputnik". Então, mudamos o título para IGNEA, mudamos a nossa música e, nessa altura, lançamos um álbum completo "The Sign of Faith", alguns singles, vídeos e estamos prestes a lançar o nosso novo álbum "The Realms of Fire and Death”. Embora sejamos uma banda independente, conseguimos fazer algumas tournées na Europa com bandas incríveis, incluindo os Butcher Babies, os Kobra and the Lotus e os Illdisposed, e reunimos muitos seguidores online. A nossa maior conquista, na nossa opinião, é o vínculo com os ouvintes que nos apoiam em todo o mundo. E isso não se pode comprar!


M.I. -  Vocês começaram com o nome Parallax e alteraram-no para Ignea. Porquê a mudança? Sei que Ignea é "fogo" em Latim.

Helle - É simples: havia mais de 60 bandas chamadas Parallax, e começamos a cristalizar a nossa própria música. Foi o momento perfeito para encontrar um nome mais adequado para a nossa música. IGNEA significa flamejante ou ardente. A nossa música é como a pequena chama de uma vela, que pode ser desastrosa e apagar tudo em que toca. O equilíbrio entre melodia e brutalidade é o que acabamos por criar, e achamos que encontramos uma correspondência com o nome IGNEA.


M.I. -  Com "The Realms Of Fire And Death", vocês criaram um som mais moderno, misturando riffs pesados com elementos sinfónicos, eletrónicos, folclóricos e som medieval, que resulta num som poderoso e majestoso. Onde conseguiram a inspiração para a música? E a letra?

Evgeny - A inspiração para a música está em todo o lugar. Às vezes, uma melodia ou um riff atinge-te quando estás a tentar dormir, de outra vez apenas alteras pormenores até acertar. Muitos estilos e bandas musicais também são inspiradores, e isso varia da música pop turca ao Black Metal Sinfónico, dos Amorphis aos Altın Gün. Mas, geralmente, a mentalidade desempenha o maior papel. Por exemplo, a melodia principal de Disenchantment foi cantarolada no gravador de voz do iPhone durante uma festa depois de tocar num festival, portanto pode dizer-se que a música ao vivo é inspiração suficiente para novas músicas. 
Helle - Quanto às letras, inspiro-me em muitas coisas, mas inspiro-me muito em viagens, em conhecer novos lugares, ler livros e apenas imaginar coisas na minha cabeça ao ouvir a música que Evgeny escreve.


M.I. -  O álbum está dividido em três partes principais, cada uma composta por três músicas: Part I – Queen Lives, onde o mago diz-lhe que na noite de lua cheia teve uma visão terrível: a rainha seria morta por um gémeo. Part II - Fired, a sua alma vagava na névoa, a substância pesada de nenhuma luz e nenhuma escuridão e Part III - No Smoke Without A Fire - A Terra estava coberta de frio e crepúsculo, e as pessoas sentiam medo. O que te inspirou a escrever um álbum como este? Foi um desafio?

Helle - Acho que vou responder a essas duas perguntas ao mesmo tempo. O conceito do álbum surgiu, naturalmente, quando escrevia a letra para a música que o Evgeny compôs. Eu pensei que seria fixe acompanhá-lo com um livro de pequenas histórias (que podem ser compradas na nossa loja juntamente com o álbum) e torná-lo mais do que apenas música. Este álbum foi mais difícil de fazer do que qualquer coisa que fizemos antes, mas o processo também foi mais emocionante, desafiador e cativante. Não há palavras para o expressar!


M.I. -  As músicas de cada parte descrevem uma história separada, que aborda o fogo e a morte de várias perspetivas. Porquê?

Helle - Como já foi dito, IGNEA significa chamas, e eu também sempre fui cativada pelo fogo; e até fiz fogo giratório na adolescência. E foi apenas uma questão de tempo para escolhermos esse tópico como o centro do lançamento.


M.I. -  A parte melódica do novo álbum é executada e usa vários sintetizadores e sons eletrónicos. Quem os toca? Como surgiu a ideia de usá-los?

Evgeny - Eu toquei-os todos na gravação. Sempre me senti fascinado por aquelas caixas misteriosas com botões que emitem sons e por as minhas mãos nelas ainda me emociona. Além disso, ter um sintetizador significa ter um som verdadeiramente único que não pode ser recriado por mais ninguém. Se quiseres usar uma orquestra no metal moderno, compra uma biblioteca de amostras e adivinha quantas bandas também compraram e usaram a mesma biblioteca que tu. Se fazes alguns retalhos de sintetizadores, ninguém jamais recriará o som dele exatamente como tu fizeste.


M.I. -  A capa deste álbum parece uma pintura da Idade Média. Quem teve a ideia para ela e do desenho?

Helle - Todas as nossas obras de arte e vídeos são criadas por uma talentosa artista ucraniana: Maria Goruleva. Nós apenas demos-lhe a música, o conceito e pedimos para fazê-lo num estilo de gravura. Geralmente, damos-lhe toda a liberdade de criar as suas obras, e funciona sempre da melhor maneira.


M.I. -  Quais são as diferenças entre “Sputnik”, “The Sign Of Faith” e “The Realms of Fire And Death”?

Helle - "Sputnik" foi o nosso primeiro lançamento em que estávamos a testar apenas o terreno. É um álbum conceitual, porque tudo se baseia no tema do espaço. É mais num estilo progressivo / industrial. "The Sign of Faith" é o álbum que reuniu várias músicas de diferentes anos e tem uma vibe pesada do Oriente Médio. "The Realms of Fire and Death" é o lançamento mais bem pensado que já fizemos, e sentimos que nos nivelamos com ele. É o álbum em que mais trabalhamos, em termos de tempo e esforço. E ele traz o lado eletrónico e prog do "Sputnik", o som e os elementos no estilo IGNEA de "The Realms of Fire and Death" e encerra tudo com algumas experiências sonoras.


M.I. -  "The Queen Dies" foi o primeiro single e "Jinnslammer" foi lançado no dia 10 de abril. Porque escolheste estas músicas para apresentar o álbum?

Helle - Lançamos "Queen Dies" em 2018 como single e vídeo para trazer algo novo para a tournée com os Butcher Babies e Kobra and the Lotus. Em 2020, sentimos que precisávamos de algumas músicas para apresentar o álbum e escolhemos “Disenchantment” e “Jinnslammer” como as melhores. Elas mostram as partes melódicas e brutais do álbum e são, na nossa opinião, umas das melhores músicas do álbum.


M.I. -  “Disenchantment” foi projetado, gravado, misturado e masterizado por Max Morton. Maria Goruleva dirigiu, editou e animou e Ivan Vizhletsov escreveu o roteiro. Foi lançado no dia 28 de fevereiro deste ano. Como foi trabalhar com essa equipa? Eles tinham a mesma ideia que vocês?

Helle - Trabalhamos com o Max desde o nosso primeiro lançamento e sempre foi uma experiência espetacular. Ele conhece as nossas músicas, as nossas habilidades e sabe como fazer o melhor em tudo. Também nos dá muitos conselhos, que agradecemos fortemente. A Maria, de quem falei numa resposta acima, trabalha com o Ivan. Esta dupla é a nossa melhor fórmula para designs, vídeos etc. No geral, encontramos a melhor equipa possível e adoraríamos continuar a trabalhar com eles em lançamentos futuros.


M.I. -  Vamos falar sobre um tema curioso "Чорне Полум'я", que é uma música ucraniana. Qual é o seu significado?

Helle - Significa "Black Flame" e também incluímos a versão em inglês como faixa bónus no álbum, para que possas ouvi-la e entender tudo. É a continuação de "Queen Dies", onde a rainha percebe que fez um monte de coisas más e gostaria de salvar o reino.


M.I. -  Vocês fizeram uma cover da música "Í Tokuni" de uma artista feroesa de pop-folk. Porque decidiram fazê-lo? Apreciam a artista?

Helle - Sim, sou fã de Eivør e estava a ouvir essa música ao lado de Evgeny. Involuntariamente, os dois pensamos em fazer esta versão e gostamos muito de a gravar. Parece que muitos fãs também conhecem Eivør. Mal podemos esperar para partilhar a nossa versão dessa música com eles.


M.I. -  Este álbum foi lançado no dia 17 de abril. O que é que os fãs podem esperar dele?

IGNEA, mas mais maduros, diversificados e bem pensados. É sobre o lançamento que falamos há meses, porque há muito o que contar!


M.I. -  "Alga" é um tema sobre uma chamada de guerra do povo tártaro da Crimeia que está a defender as suas terras e foi gravado com uma orquestra sinfónica completa. Quão importante é esta música para vocês e para a banda? Como foi o processo de gravação com orquestra? Planeiam fazê-lo de novo?

Helle - Essa ainda é a música mais popular que nos trouxe muitos ouvintes, pelos quais estamos muito gratos. Primeiro, a música foi criada e, por coincidência, ofereceram-nos a gravação com uma orquestra. Era uma oportunidade que não poderíamos perder. No final, decidimos fazer um vídeo também, porque é uma oportunidade única na vida. Talvez o façamos novamente a qualquer momento no futuro, mas veremos aonde a inspiração nos leva.


M.I. -  O tema "Taneytanu Akbar" foi acompanhado por um vídeo antiterrorismo animado em estilo surrealista. Apesar do título provocativo, a vossa intenção é levar a ideia de paz. Achas que, com o vídeo, vocês foram mal-interpretados?

Helle - Fomos compreendidos por 95% das pessoas, e isso é ótimo. Os restantes 5%, de certeza, não leram a descrição e a nossa mensagem. Mas, apesar de tudo, as pessoas conhecem e amam a música, especialmente nos concertos ao vivo. Estamos felizes por a termos feito.


M.I. -  Vocês vieram ao Vagos Metal Fest, no ano passado. Gostaram da experiência? Do que se lembram? Têm a intenção de voltar?

Helle - Vagos foi um dos nossos melhores festivais de todos os tempos. Multidão perfeita, organização perfeita e adoraríamos voltar com certeza.


M.I. -  Este álbum terá uma tournée? Que países visitarão, depois desta loucura acalmar?

Helle - Claro, agora é difícil falar sobre isso, considerando o surto de pandemia. No entanto, já temos algumas datas da tournée pela Europa planeadas para agosto, que anunciaremos em breve. Vamos torcer para que o universo permita que aconteça. E, provavelmente, tocaremos no outono. A nossa intenção é visitar o maior número possível de países europeus. Fiquem atentos!


M.I. -  Obrigada! Fica segura e a melhor sorte para o álbum. Gostarias de partilhar alguma palavra final?

Helle - Gostaríamos de enviar os nossos melhores desejos para as pessoas de todo o mundo. Por favor, mantenham-se fortes, fiquem em casa, lavem as mãos, apoiem os trabalhadores médicos e essenciais e, talvez, nos possamos encontrar em breve na vossa cidade! Também gostaríamos de expressar a nossa infinita gratidão aos nossos patrocinadores que nos ajudaram a gravar este álbum. Obrigada pelo vosso interesse nos Ignea!

For English version, click here

Entrevista por Raquel Miranda