About Me

Entrevista aos Elvenpath


Os Elvenpath lançaram muito recentemente o seu novo EP: “Metal O’Clock”.  Aproveitámos este lançamento recente, para falar com o grupo acerca do processo de composição do EP e também sobre o 10º aniversário do coletivo. 

M.I. -  "Metal O 'Clock" é o nome do vosso novo EP, lançado no dia 1 de maio deste ano. Como o descreveriam e porquê? Como é que as pessoas estão a reagir até agora?

Estamos muito felizes com este novo lançamento. Geralmente, somos muito lentos quando se trata de lançar novo material - um álbum a cada quatro anos é praticamente o padrão para nós. Este EP deu-nos a possibilidade de lançar um novo lançamento no mundo do metal apenas um ano após o último álbum. Ele contém quatro músicas, mas, como costumamos escrever músicas bastante longas, o EP tem uma duração total de quase 40 minutos. Então, também podes chamá-lo de álbum, mas preferimos pensar nele como um EP, porque faz algumas coisas diferentes. Embora geralmente tenhamos uma arte de capa séria, esta é engraçada. Além disso, uma das músicas (“One Strong Voice”) já foi lançada numa versão diferente no ano passado, mas nós realmente queríamos fazer esta versão alternativa também.
O EP também é uma despedida de dois ex-membros da banda, mas que ainda aparecem nas gravações. O folheto mostra muitas fotos do nosso tempo juntos... principalmente de concertos e tournées por toda a Europa.
As reações até agora foram muito positivas. Até ao momento, nenhuma crítica foi publicada, mas o público reagiu muito favoravelmente às novas músicas, especialmente à nova versão de "One Strong Voice".


M.I. -  O EP possui um som incrível e mostra os Elvenpath no seu melhor. O que te inspirou, ao escrever a letra e a melodia para este lançamento?

Muito obrigado. A nossa inspiração vem de todas as partes da vida. "One Strong Voice" é um hino do metal, que descreve a irmandade mundial, que é o metal underground.
"Rage of Storms" é uma história engraçada, na verdade... trata-se de um incidente que tivemos durante uma tournée na Holanda. Deparamo-nos no meio de uma tempestade, o nosso baixista sofreu um acidente que resultou em vários hematomas e num dente partido, na noite anterior em que tocamos e dormimos num pequeno clube, que era um dos lugares mais sujos em que já estive... ao olhar para trás, é uma história engraçada, mas na época não nos rimos muito (risos).
“The Hammer Shall Return” é uma homenagem ao paganismo e ao renascimento das crenças pagãs. Atualmente, muitas pessoas estão a perder os laços do monoteísmo, voltando às crenças dos seus antepassados, a aprender que isso é mais contextualizado no respeito e na preservação da natureza. Certamente já faz muito tempo desde que tantas pessoas com o martelo de Thor no pescoço foram vistas.
“Cathedral of the Earth” é uma canção de amor para a terra e a natureza. Como uma catedral, a natureza é sagrada e deve ser respeitada em conformidade. É também a música mais longa que já fizemos. A secção do meio foi fortemente inspirada por algumas bandas de pós-rock, algo totalmente novo para nós. Mas não queremos repetir-nos, também queremos desenvolver e, a cada lançamento, entregar algo que nunca experimentamos antes. Manter isso interessante para os fãs.


M.I. -  Como foi o processo criativo do EP?

Todas estas músicas foram escritas juntamente com as músicas do nosso último álbum, "The Path of the Dark King". Também gravamos todas na mesma sessão de gravação, exceto algumas partes vocais. Antes de iniciar as gravações, demos uma olhada no nosso material e sabíamos que tínhamos muitas músicas para encaixar num álbum. Também pensamos que seria bom ter duas versões de "One Strong Voice". Portanto, decidimos fazer dois lançamentos: um álbum em 2019 e um EP um ano depois.


M.I. -  Uwe Lulis, produziu este EP nos Studio Lulis. Que conceito e ideias é que ele trouxe? Como foi trabalhar com ele?

Trabalhamos com Uwe há algum tempo. Ele produziu os nossos dois álbuns mais recentes, “Pieces of Fate” e “The Path of the Dark King” e eu também tenho trabalhado com ele no meu outro projeto, Lucid Dreaming. Ele misturou e masterizou o segundo álbum e eu gravei o terceiro (que será lançado no final de 2020) no seu estúdio também. Por isso, estamos familiarizados um com o outro.
Uwe é um músico e produtor muito experiente e qualificado. Tem muitas ideias sobre o que fazer com certas partes da música; sugere sempre coisas para melhorar a qualidade geral. E muitas vezes achamos isso útil e melhorou as sessões de gravação. Ele é um profissional de verdade que não fica satisfeito com as coisas feitas pela metade, então todos os que trabalham com ele devem dedicar-se a 100%. Mas ele também é um tipo engraçado que gosta de rir. Damo-nos muito bem e, com certeza, gravaremos no seu estúdio novamente no futuro.


M.I. -  A arte da capa foi feita por Markus Vesper. Qual foi a sua visão para a criação e como é que o Markus a terminou?

Novamente, tivemos uma boa colaboração com Markus, durante anos. A maioria das obras de arte da nossa capa e outros desenhos foram pintados por ele. Normalmente, temos um conceito de capa em mente, depois descrevemo-lo (porque somos todos péssimos a desenhar) e o que ele pinta deixa-nos sempre extremamente animados. Portanto, o conceito básico de uma capa sempre vem de nós e o Markus adiciona algumas ideias próprias para aprimorar tudo.
Como disse anteriormente, geralmente as nossas obras de arte são bastante sérias; desta vez, queríamos ter algo engraçado para variar. Isso também era algo diferente para o Markus porque, como ele me disse, nunca tinha feito algo assim antes. Mas fez o trabalho incrível que todos esperavam, e a obra de arte está fantástica.


M.I. -  Quantas músicas prepararam para o EP? Estão todas incluídas? Foi difícil escolhê-las? Qual foi o principal critério para a sua escolha?

Como mencionei anteriormente, todas as músicas foram finalizadas juntamente com as músicas do último álbum. Após as gravações, sentamo-nos e ponderamos quais as músicas que seriam incluídas em cada lançamento. Ficou claro que as duas versões de "One Strong Voice" não apareceriam no mesmo lançamento, também não queríamos as duas músicas muito longas ("Cathedral of the Earth" e "The Mountain Curse") no mesmo lançamento. Quanto ao resto das músicas, decidimos organizar a ordem de uma maneira que parecia fazer sentido para nós e aconteceu que “Rage of Storms” e “The Hammer Shall Return” acabaram no EP.
Na verdade, ainda temos uma música inédita que sobrou dessas sessões de gravação e será lançada este ano ou no próximo ano de uma maneira especial.


M.I. -  Porque é que decidiram fazer uma nova versão de "One Strong Voice"?

Essa foi a nossa ideia desde o início. A música foi escrita deliberadamente para ser cantada por vários vocalistas, cada um contribuindo com algumas falas no seu idioma nativo. Que eu saiba, nenhuma outra banda fez isso antes. E seria a maneira perfeita de mostrar a união mundial no underground do metal, de modo que foi a minha tentativa de escrever um hino do metal de uma maneira que nunca havia sido feita antes.
No entanto, quando tocamos a música ao vivo, é claro que o nosso vocalista não consegue cantar em onze idiomas diferentes. Isso deixá-lo-ia louco a meio da música, (risos). Portanto, também queríamos gravar uma versão normal em inglês que poderíamos apresentar em palco. E quando pensamos em qual música seria lançada, queríamos tornar esta versão multilíngue, a faixa de destaque no EP. Então, a versão em inglês foi lançada no álbum e só agora, no EP, a música é apresentada da maneira que deveria ser desde o início.


M.I. -  O vídeo, lançado no mesmo dia do EP, mostra convidados especiais, a cantar nas suas línguas nativas e claramente une o mundo do Metal. Foi difícil traduzir a música? Como é que tiveram a ideia e entraram em contacto com eles?

Eu escrevi a letra em alemão, mas todas as outras partes foram traduzidas pelos vocalistas que as cantaram. Como essas são as línguas nativas, eles certamente fizeram melhor do que eu poderia ter feito.
Temos muitos amigos e contactos na cena underground, e não foi difícil encontrar os vocalistas. Era importante para nós, no entanto, que os vocalistas não fossem simplesmente cantores aleatórios. Eles tinham de ser nossos amigos pessoais, vocalistas de bandas que consideramos amigos ou até irmãos e irmãs. Caso contrário, essa coisa de "irmandade mundial do metal" não teria credibilidade. Todos ficaram felizes em participar nesta iniciativa. Apenas um tipo recusou porque, como ele disse, a sua língua nativa soaria horrível numa música de metal, (risos).
Pessoalmente, gosto de bandas que cantam na sua língua nativa: seja francês, russo, finlandês, japonês, é só escolher. Eu acho que dá um "sabor" especial à música e a enriquece, mesmo que eu não entenda a letra.


M.I. -  Oliver Rossow (guitarra) e Manuel Appel (bateria) deixaram a banda e Erhan "Eric" Söney é o novo baterista. Erhan substituiu Manuel em várias ocasiões no ano passado. Existe algum ressentimento entre eles e a banda? Que novo som podemos esperar com a nova formação?

Não houve ressentimento. Essa mudança de formação veio após um longo período de estabilidade na banda – o Manuel esteve connosco durante cinco anos, e o Oliver durante dez. Mas eles decidiram partir por motivos pessoais - diferentes objetivos na vida, problemas de saúde, o desejo de tocar uma música diferente para variar.
O Eric fez um ótimo trabalho quando tocou bateria no ano passado e também nos damos bem, a nível pessoal. Então, quando precisávamos de um novo baterista, imediatamente lhe perguntamos, e ele estava interessado em juntar-se a nós. Ainda precisamos de um novo guitarrista. Logo quando queríamos começar a audição para um novo guitarrista, o coronavírus aconteceu e tudo ficou bloqueado. Não conseguimos ensaiar desde aí... espero que mude em breve.
Obviamente, os novos membros trarão novas influências; uma banda soa sempre um pouco diferente após uma mudança na formação. O Eric toca bateria de maneira diferente e o novo guitarrista também toca de maneira diferente. Mas a nossa direção geral não vai mudar.


M.I. -  Todo o vosso material foi lançado independentemente. Isso é uma opção? Ou é apenas complicado conseguir um acordo discográfico, nos vossos termos? O financiamento de todos os vossos lançamentos e promoções não deve ser uma tarefa fácil!

Não é fácil, mas seria muito diferente se tivéssemos uma editora? Os dias em que uma editora pagaria pelo tempo de estúdio ou por uma capa de arte são coisas do passado. Em vez disso, não é incomum que as bandas tenham de pagar à editora para lançar o seu álbum. Basta perguntar a todas aquelas bandas pequenas que têm um contrato sobre os detalhes dos mesmos. Recebemos várias ofertas no passado e todas foram pouco interessantes, na melhor das hipóteses, e um claro roubo na pior das hipóteses. Por isso, preferimos ser independentes, não tendo de responder a ninguém e não divulgar as nossas músicas de graça (ou mesmo a pagar por isso).


M.I. -  Existe alguma editora pela qual vocês desejariam assinar. Se sim, qual e porquê?

Nós não somos avessos a assinar com uma editora, mas apenas se as condições forem boas. Com qual, eu não sei. A indústria da música está num estado lamentável e ninguém quer investir. Certamente não esperamos ficar ricos ou ganhar a vida com a nossa música, mas recusamo-nos a doá-la de graça. O trabalho deve ser recompensado.


M.I. -  O concerto completo de 10 anos dos Elvenpath contou com três sets de três formações diferentes, com muitos ex-membros. Quão difícil foi produzir esse espetáculo? Vocês estão a planear fazer algo semelhante para celebrar os 20 anos da banda num futuro próximo?

Isso foi um grande esforço. Queríamos fazer algo especial para esse aniversário e, como tivemos muitas mudanças de formação durante a nossa primeira década, queríamos que os nossos ex-membros fizessem parte disso e passassem uma noite nostálgica cheia de história com os Elvenpath. E teria sido uma pena deixar tudo sem registo. Portanto, tudo foi filmado e lançado em DVD.
Na verdade, não tinha ideia do trabalho que daria... provavelmente teria pensado duas vezes, (risos). Não quero dizer o espetáculo em si - foi muito divertido. Mas editar todas as gravações e transformá-las no que vês hoje no DVD foi um pesadelo que levou anos. Para ser sincero, a maior parte desse trabalho foi da responsabilidade do nosso baixista e estou grato por ele o ter feito.
O nosso 20º aniversário será em breve... 2022 será o ano. Até ao momento não há planos, mas certamente teremos algum tipo de evento especial.


M.I. -  Como visualizam os Elvenpath no futuro?

Vamos ver quanto tempo continuamos. Mas o fogo ainda arde, a nossa paixão pela nossa música não diminuiu. Tenho a certeza de que ainda temos mais álbuns que podemos dar ao mundo do metal. Há algumas ideias especiais que eu gostaria de trazer à vida, embora seja muito cedo para falar sobre elas. E há muitos países em que ainda não tocamos. Portanto, ainda temos metas que queremos alcançar, estamos longe de ficar cansados. Tenho certeza de que podes esperar mais 10 a 20 anos cheios de metal connosco.


M.I. -  Os festivais e tournées foram adiados, e os fãs estão famintos por concertos. O que acontecerá convosco neste outono? Vão sair em tournée? E vêm a Portugal?

Ainda não temos ideia da situação dos concertos para o resto de 2020. Se for possível tocar ao vivo novamente este ano, aproveitaremos a oportunidade. No entanto, neste momento ninguém pode dizer ainda como será a situação na Europa em 3-4 meses. Mantemos os dedos cruzados.
Na verdade, já estamos no meio do planeamento para 2021. Esperemos que até lá esse pesadelo com o vírus tenha terminado. E quanto a Portugal, adoraríamos ir! Ainda não tocamos no teu país, mas se recebermos um convite, aproveitaremos a oportunidade.


M.I. -  Muito obrigada pela entrevista. Alguma palavra final que gostarias de partilhar?

Muito obrigado por mostrares interesse nos Elvenpath e por nos permitires algum espaço na zine. Gostaria de dizer olá a todos que lerem isto até ao fim e convidar todos a procurarem-nos em www.elvenpath.com e www.facebook.com/elvenpathmetal. Ouçam as nossas músicas e, se gostarem, comprem o CD ou faça o download. Além disso, se conhecerem alguns promotores de concertos em Portugal, peçam-lhes que nos reservem. Gostaríamos muito de ir tocar para vocês.
Vamos encontrar-nos onde está o metal!

For English version, click here

Entrevista por Raquel Miranda