About Me

Poppy - "I Disagree" Review


Descobri Poppy através dos seus vídeos estranhos e até perturbadores no seu canal de Youtube, que seguiam uma linha artística a aproximar-se de performance art (para uma análise dos referidos vídeos recomendo o vídeo do canal de Youtube, Nightmind). Ora, a carreira de Poppy tem sempre um elemento de estranheza, que se foi traduzindo cada vez mais numa carreira musical esquizofrénica e que, neste álbum, parece abraçar de vez a fusão da música pop com o metal e industrial (exemplo do verso em “Bloodmoney” e “I Disagree”).

A agressividade, em termos de letra, coincide melhor com a instrumentação em “Anything Like Me”, lembrando Billie Eilish em termos de entrega às letras. Neste tema, o final faz lembrar britpop, e torna-se claro que a mistura de géneros dentro dos géneros é o fio condutor dentro deste álbum. “Fill the Crown” é quase só pop, que no refrão introduz riffs de metal com voz gutural em segundo plano, só para dar outro exemplo, mas o tema é principalmente pop. A tendência sonora deste tema segue para o seguinte, “Nothing I Need”, a lembrar Gorillaz. Curiosamente, o tema mais comprido do álbum, “Don’t Go Outside”, começa também num registo semelhante ao dos Gorillaz, mas, mal entram as guitarras a solar, a sonoridade aproxima-se dos Mastodon.

Há que sublinhar que a vertente de performance e imagem ainda é um dos pontos mais fortes deste projecto mais recente de Poppy, com metade dos temas dos álbum a terem direito a videoclip. Desta forma, pode-se pensar em "I Disagree" como um projecto multimédia, muito como os Slipknot têm feito desde a edição de "We are Not Your Kind", lançando vários videoclips e uma curta-metragem a acompanhar o lançamento do álbum.

Musicalmente falando, este álbum aproxima-se da sonoridade das Babymetal (ouça-se a letra de “Concrete”), mas substituindo os elementos pop dos temas por uma sonoridade mais pop-rock (em vez do techno e j-pop daquele grupo), assim como incluindo temas quase só pop, com pequenos apontamentos mais escuros de metal industrial (veja-se “Sit/Stay”) ou surpresas interessantes (a balada “Sick of the Sun”). "I Disagree", é uma viagem curiosa, com cada tema tendo variações curiosas de conhecer dentro de si; mas não deixa de ir além de uma álbum de fusão pop e metal que pode apontar um caminho interessante a seguir pela artista, mas que constitui apenas um primeiro passo.

Nota: 8/10

Review por Raúl Avelar