About Me

Enshadowed - “Stare Into the Abyss” Review


A Grécia tem, desde os idos anos 90, dado ao mundo do Black Metal obras-primas do género. De Rotting Christ a Macabre Omen, Necromantia ou Varathron, as raízes do Black Metal clássico estão desde sempre ligados a esta nação banhada pelo Mediterrâneo.

Contando já com 22 anos de carreira, os Enshadowed editam este ano o seu 4.º álbum, “Stare Into the Abyss”, pela Odium Records. Formados em 1998, a banda depressa abraçou a linha de Black Metal que até então reinava: Black Metal de “aromas” escandinavos, imerso em melodia e ambientes mórbidos. O trabalho de guitarras é bastante dado a melodia, uma melodia reminiscente de terras suecas, de certo modo. Tem, na minha humilde opinião, pouco do som grego (o que é pena), daquela sonoridade tão bem concebida por muitos. Há muito mais de Marduk ou Funeral Mist, na sonoridade destes gregos, que de Rotting Christ, por exemplo. É um som muito mais agressivo e assente numa bateria mais “violenta” que outra coisa! Há aqui um assalto ao ouvinte, uma incessante brutalidade auditiva, um incansável castigo! Há esta vertente sueca, em que a melodia se alia muito facilmente a um lado mais visceral. Fãs de Marduk encontrarão aqui, garantidamente, pontos de interesse. Ainda assim, estes gregos adicionam algo mais, momentos mais mid-paced, que munem de dinamismo os temas, abrandando o ritmo, criam momentos de calma e serenidade, que dão tão mais aos temas, um tipo de fluidez, o já referido dinamismo…

Em jeito de conclusão: é um trabalho competente, bastante fácil de “percorrer”, com momentos muito agradáveis (aqueles em que o ritmo se torna menos frenético e “agressivo”) e que agradará a muitos fãs de um Black Metal mais “acessível”.

Nota: 7/10

Review por Daniel Pinheiro