About Me

Neige Morte – “IIII” Review


França, Lyon, Auvergne-Rhône-Alpes… Black Metal, e algo mais. Formados em 2009, este trio editou 3 álbuns antes deste “IIII”. De referir que, para lá dos já referidos 3 álbuns, a banda editou um Split com o projecto francês, The Austrasian Goat, e quem está a par do modus operandi destes, sabe o que esperar destes Neige Morte. A estrutura musical – ou a desconstrução da mesma – “enrolada” numa suposta lógica, dão origem a momentos caóticos, dissonantes, aparentemente não musicais… uma série de agressões, por assim dizer, em catadupa.

7 temas que perfazem um total de 27 minutos e 33 segundos. Temas curtos – 58 segundos – e temas mais longos – 7 minutos e 14 segundos. Todo o álbum se assemelha a uma manta de retalhos, em que a maioria destes encaixam, mas que infelizmente não conseguem criar uma imagem inteiramente equilibrada. As próprias músicas, em dados momentos, remetem-me para espasmos, frenéticas corridas mentais em redor de um poço…

Há um sentimento negro em torno do álbum. Há, igualmente, um ar gélido e soturno. Há aromas fabris, metalúrgicos. Há, essencialmente, um desepero latente, brilhantemente expresso nas vocalizações: pesadas, insanas, em concordância com o instrumental. Excelente banda-sonora para um futuro pós-apocalíptico.

Nota: 6/10

Review por Daniel Pinheiro