About Me

Irae - "Lurking in the Depths" Review


Eis que três anos após o muito bem recebido, "Crimes Against Humanity", Irae está de volta com o quinto longa duração, lançado sob o selo da Signal Rex.

"Lurking in the Depths" é o título desta nova coletânea de malevolência que nos é oferecida por Vulturius, o nome mais incontornável do Black Metal nacional. Para quem anda a produzir maldade desde 2002 como Irae, não mostra qualquer sinal de abrandar, mas também, e felizmente, não nos traz redundância, excreções mal digeridas, nem mostra sinais de secura no seu poço de inspiração, o que muito facilmente se conclui desde os primeiros acordes deste muito esperado álbum.

A iniciar o álbum, a faixa "Nightshade", com uma intro com um ambiente macabro para uma certa introspeção inicial, colocando-nos no ambiente de clausura de Vulturius. Começa logo de seguida a partir com um riff tingido de uma dissonância reminescente de Inquisition e desde início se nota um baixo muito presente, o que é uma constante muito bem vinda ao longo de todo álbum. Esta dissonância rapidamente se transforma em riffs gélidos de Black Metal supremo e ancião.

Pela segunda música já nos apercebemos que o uso de synths é também uma das características deste álbum. "Lurking in the Depths" é sem dúvida o álbum de Irae com uma maior presença de elementos fora da tríade guitarra-baixo-bateria desde "Hellnation", apesar de os synths surgirem aqui de um modo mais discreto, com vista a tornar mais densa e gélida a atmosfera do álbum. Um gelo cristalino que te encanta e congela até aos ossos e é depois despedaçado quando o ataque dos riffs da velha guarda é perpetuado. Também "Encurralado", um dos melhores temas deste lançamento, apresenta um ótimo trabalho nos sintetizadores que encaixam perfeitamente nos riffs melódicos, quase com uns certos laivos de um psicadelismo "alucinado", fomentado por pensamentos de clausura e repulsão pela humanidade. Este tema, tal como outros no álbum apresenta também boas e apreciadas mudanças de tempo, entre as marchas fúnebres, assombradas e mid-tempo e os blast beats cheios de ódio e rancor.

"Ratazanas" tem um retorno daquela costela 1st Wave que o Vulturius sempre gostou de manifestar, com riffs crus, potentes e com groove que depois explodem em mais blasts com o ótimo acompanhamento de uma bassline pulsante e estupenda, frenética.

Já "Calor, Fome e Doenças", com um título sugestivo, é um assalto do mais pérfido que Vulturius consegue produzir. 2 minutos de blast beats e caos, Um som que podia vir de clássicos do Black Metal mais pesado e esmagador como Horna ou Behexen. Vil destruição, sem salvação

Mais um excelente álbum de Vulturius, que continua manter Irae na linha da frente do Black Metal nacional. Um passo interessante no trajeto de Irae, com uma sonoridade algo diferente. Um certo equilíbrio entre um som cru e old-school (como a veia Temple of the Fullmoon em "Blaze in the Mist" e "Between the Ruins"), como já tinha sido produzido recentemente no mais recente Demo e EP; e uma songwriting mais refrescante e dinâmica, como no caso do passado longa duração, mas sem fúteis rodeios nem tentativas irrisórias de se incluir em novas tendências. Sem dúvida um trabalho que vai agradar aos fãs tanto do lado mais cru e malevolente do Black Circle como quem poderá ter conhecido Irae com "Crimes Against Humanity".

Apesar de uma produção, um pouco homogénea demais, com alguma falta de dinamismo que acaba particularmente por afetar os vocais, que ficam um pouco demais na sombra da instrumentalização. Isto não retira no entanto à qualidade inegável da música aqui presente e "Lurking in the Depths" é sem dúvida um dos melhores passos na imensa discografia de Irae.

Nota: 9/10

Review por Filipe Mendes