About Me

Blue Oyster Cult - "Heaven Forbid" Review


Banda que nenhum verdadeiro admirador de heavy rock pode dizer não conhecer, os Blue Oyster Cult vão resistindo. No passado dia seis de março foi re-lançado "Heaven Forbid" que é o décimo terceiro álbum de originais destes veteranos. Originalmente lançado em 1998, a Frontiers Records entendeu por bem repescá-lo, passados uns longos vinte e dois anos.

Na verdade, este álbum tem algo de icónico. Foi o primeiro trabalho da banda, composto apenas por originais a ser editado após o clássico "Imaginos" de 1988. Para além disso, as letras de oito das músicas que compõem este álbum são da autoria de John Shirley, escritor e argumentista de “The Crown” (filme de culto bem conhecido de todos nós), entre outros.

A produção deste "Heaven Forbid" esteve a cabo do teclista, vocalista e guitarrista Donald “Buck Dharma” Roeser, génio responsável por temas como “(Don´t Fear) the Reaper” e “Burnin´ for You”. Ele é também o único membro da formação original que ainda se mantém na banda e encarregou-se ainda da composição de todos os temas, exceção feita ao último “In Thee”.

Os temas transportam-nos para o período do lançamento original deste álbum. “See You in Black”, faixa que inicia este trabalho é bastante agressiva, mas logo “Harvest Moon” lembra-nos aquele som atmosférico tão característico dos Blue Oyster Cult. “X–Ray Eyes” é também ela uma boa faixa a constar neste trabalho, talvez das melhores. Por fim, este disco conta ainda com uma versão ao vivo de “In Thee”, um clássico do álbum "Mirrors" de 1979.

Não sendo um "Agents of Fortune", ou qualquer um dos outros álbuns dos Blue Oyster Cult que marcaram a década de setenta e o princípio da de oitenta, "Heaven Forbid" não deixa por isso de ser bastante interessante, sobretudo para os fãs da banda, mas esses já com certeza devem possuir a edição original e esta, lamentavelmente, não trás absolutamente nada de novo, a não ser uma nova remasterização feita por Alessandro Del Vecchio (sempre ele).

Nota: 8.3/10

Review por António Rodrigues